CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOÃO HENRIQUE GAIA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO HENRIQUE GAIA GOMES
DATA : 23/02/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

Caracterização Morfológica e Atributos Físicos e Químicos do Solo em Voçorocas na da Sub-Bacia do ribeirão Cachimbal, RJ.


PALAVRAS-CHAVES:

Geotecnologias, indicadores de qualidade do solo, processos erosivos


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Em função de aspectos geomorfológicos associados às intensas precipitações ocorridas no verão, são verificados problemas de degradação como processos erosivos e deslizamentos de encostas, ao longo de toda a extensão territorial brasileira. Nesse contexto a região de Pinheiral-RJ apresenta-se com 88% de sua área classificada como alta ou muito alta vulnerabilidade à erosão, com apenas 18 % de seu território sob cobertura florestal nativa em diferentes níveis de alteração e regeneração. A partir do exposto, o objetivo desse estudo foi avaliar o efeito dos atributos edáficos, a morfologia, e a estimativa de remoção de massa de solo e nutrientes em quatro voçorocas em diferentes estágios evolutivos, considerando-se também, uma escala temporal, período seco e chuvoso, com a finalidade de gerar informações que contribuam nos programas de recuperação de áreas degradadas. Foram selecionadas quatro voçorocas, sendo realizadas coletas de amostras, deformadas e indeformadas nas profundidades de 0,0 – 0,10 e 10 – 20 cm, nas faces externas e internas das voçorocas, para a posterior realização das análises físicas e químicas. A partir da utilização do Drone modelo DJI Phanthom 4 PRO, foi obtida a imagem aérea e calculado o volume de solo removido em cada voçoroca. De posse dos resultados das análises supracitadas e do volume, foi realizada a estimativa de massa de solo e nutrientes removida para as voçorocas, e em seguida, foi selecionada uma voçoroca e analisadas as principais modificações considerando-se os anos de 2017 e 2020. Foi possível verificar que os maiores valores para área, volume, densidade do solo e massa de solo removida foram quantificados na voçoroca em estágio senil, quanto aos nutrientes maiores remoções foram verificadas para os teores de Ca2+ e carbono orgânico total, Mg2+ na voçoroca em estágio juvenil e K+ e Na+ na em estágio inicial. O padrão de distribuição dos atributos físicos e químicos do solo nas voçorocas é influenciado pelos estágios evolutivos e as faces da superfície (interna e externa), na profundidade de 0-10cm, e somente quanto as faces na profundidade de 10-20cm. O estágio classificado como senil foi o que apresentou melhores condições edáficas em sua face interna. A quantidade de massa de solo removida aumenta em função do estágio evolutivo, porém a partir do momento em que há regeneração ou a presença de espécies arbustivas e/ou árboreas, a remoção de massa de solo diminui. O uso de geotecnologias permite praticidade no levantamento de informações que podem subsidiar programas de recuperação de áreas degradadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2131822 - CONAN AYADE SALVADOR
Externo à Instituição - JEAN SÉRGIO ROSSET
Presidente - 1060711 - MARCOS GERVASIO PEREIRA
Externo ao Programa - 1050615 - MURILO MACHADO DE BARROS
Externo à Instituição - WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 21:58
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1