CPGACS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (CIÊNCIAS DO SOLO) INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANDRA BARRETO EMIDIO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANDRA BARRETO EMIDIO GOMES
DATA : 13/04/2021
LOCAL: vídeo conferência

Uso de inoculante produzido em co-cultivo de duas espécies de bactérias diazotróficas para fins promoção de crescimento de milho e cana-de-açúcar

BPCV; FBN; Inoculante misto; Consórcios bacterianos; Qpcr

O ecossistema solo-planta é composto por uma grande biodiversidade de microrganismos e há décadas microrganismos associados a cana de açúcar e milho são estudados por seu potencial de FBN e de promoção de crescimento vegetal. Entretanto, grande parte dos estudos se baseou no isolamento de grupos-alvo, usando meios de cultura definidos, amostrando uma população restrita da diversidade total, ignorando as condições específicas de habitat, a composição das comunidades e as interações microbianas responsáveis por esses processos. Uma vez que as bactérias estão em constante interação, coabitando em consórcios na natureza, uma estratégia utilizada para mimetizar o ambiente microbiológico natural é cultivar um microrganismo em presença de outro (CHAGAS, 2010). O uso de um consórcio de microrganismos compatíveis de diferentes espécies (ou estirpes) pode intensificar resultados aditivos benéficos ou sinérgicos, uma vez que a falta de atividades em um microrganismo adicionado pode ser constatada pela ação do outro (LOUCA et al., 2018). A adição de consórcios microbianos em plantas, portanto, pode reestruturar e estimular os mecanismos de promoção do crescimento vegetal em condições ótimas e sob diferentes tipos de estresse biótico e abiótico (WOO et al., 2018). Sendo assim, a aplicação biotecnológica de microrganismos, através da inoculação de consórcio de bactérias, apresenta um grande potencial para a agricultura sustentável, uma vez que essas práticas agronômicas inovadoras têm a capacidade de substituir as práticas agrícolas convencionais. Essa nova tecnologia pode ser multifuncional, com efeitos que vão desde a promoção de crescimento vegetal, proteção contra patógenos e adversidades climática, estimulação da absorção de nutrientes e resistência as mudanças climáticas. Para tal, é necessária uma abordagem que descreva quantitativa e qualitativamente a interação entre as bactérias envolvidas nesses processos e uma ferramenta chave para se alcançar esses resultados é a utilização de técnicas independentes de cultivo como a PCR (Polymerase Chain Reaction ou Reação em cadeia da Polimerase), qPCR (PCR em tempo real) e utilização de genes repórteres para visualização das estirpes inoculadas através de marcação com fluorescência, para o monitoramento e avaliação do estabelecimento da bactérias inoculadas na planta. Sendo assim, com base nas demandas científicas e de mercado esse projeto visa avaliar a eficiência de inoculantes mistos à base de bactérias diazotróficas, cultivadas simultaneamente, no desenvolvimento de plantas de milho e de cana-de-açúcar. As estirpes Paraburkholderia tropica e Gluconacetobacter diazotrophicus, foram selecionadas para este estudo devido sua comprovada eficiência na promoção de crescimento em cana de açúcar. Assim, essas estirpes foram selecionadas para a produção de um inoculante misto e para monitoramento e avaliação de seu potencial para o desenvolvimento vegetal quando comparado com o inoculante de cultivos individuais.

Interna - 1815763 - IRENE DA SILVA COELHO
Externo ao Programa - 2136627 - NIVALDO SCHULTZ
Presidente - 631.052.847-53 - VERONICA MASSENA REIS - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 12/04/2021 15:10