Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE JEFFERSON DE ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HENRIQUE JEFFERSON DE ARRUDA
DATA : 21/08/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Apresentação remota por vídeo conferência
TÍTULO:

NOVOS COMPLEXOS DE VANÁDIO CONTENDO QUINOLINONAS COMO PROTÓTIPOS NA OBTENÇÃO DE INSULINO-MIMÉTICOS - UM USO DE BIOISOSTERISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes Mellitus, complexo de vanádio, insulino-mimético


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Diabetes mellitus (DM) é uma doença heterogênica metabólica, sendo caracterizada pela falta relativa, ou até mesmo absoluta, de insulina que é produzida pelas células β do pâncreas, resultando numa má regulação do metabolismo energético dos ácidos graxos, e numa má absorção de glicose por parte dos tecidos periféricos, tais como o músculo esquelético e o tecido adiposo.Em 2012 verificou-se que nos países mais desenvolvidos, onde a comida é geralmente abundante, acima de 10% da população tende a tornar-se diabética ao longo de sua vida.

Desde que a descoberta de que o vanádio é capaz ação insulino-mimética e, além disso, que possui atividade antitumoral, aumentou a motivação pelo estudo de seus complexos com diferentes tipos de ligantes. O vanádio pode apresentar vários estados de oxidação, de -3 a +5, o que lhe confere grande versatilidade dentro da química bioinorgânica. Esta diversidade de estados de oxidaçãoque o vanádio pode assumir, permite-lhe formar ligações V-O, tal como V-S e V-N, relativamente estáveis.

Vários estudos in vitro in vivo vêm demonstrando que compostos de vanádio podem ser utilizados como mimetizadores da ação da insulina,promovendo assim, o transporte e a oxidação da glicose em adipócitos, estimulando a síntese do glicogênio no fígado e no diafragma, inibindo a glicogenólise em hepatócitos, além de influenciar a própria translocação de transportador da GLUT4 para a membrana plasmática de células musculares,aumentando assim a captação de glicose. Vários compostos de vanádio quelados com moléculas orgânicas sãomais potentes do que os sais livres em relação aos efeitos insulino-miméticos in vitro in vivo. Estes complexos possuem a propriedade de aumentar a eficiência insulino-mimética com uma redução nos níveis de toxicidade do íon vanadila (VO), contudo, pouco sabe-se acerca das propriedades redox destes complexos em função da atividade fisiológica. Diante disso, este projeto propõe as sínteses, caracterizações espectroscópicas e avaliações biológicas de novos complexos de vanádio contendo derivados quinolínicos que foram planejados como protótipos de insulino-miméticos baseados no maltol e seu respectivo complexo de vanádio (BMOV). A obtenção da série de compostos se baseia em reações clássicas de síntese orgânica bem como a coordenação com vanádio. Os compostos obtidos serão purificados e, então, caracterizados por técnicas espectroscópicas (RMN 1H e 13C, IV) e EM. Posteriormente, ensaios in vitro e in vivo para avaliação biológica destes compostos será realizada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1844240 - CRISTIANO JORGE RIGER
Externo ao Programa - 1879496 - GUSTAVO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - MAURÍCIO LANZNASTER - UFF
Notícia cadastrada em: 07/08/2020 07:29
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1