Banca de DEFESA: ALESSANDRA EDNA DE PAULA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA EDNA DE PAULA
DATA : 18/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Banca remota por meio de skype (ou outro meio)
TÍTULO:

A CADEIA PRODUTIVA DO AÇAFRÃO COMO ALTERNATIVA DE EMPREGO E RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MARA ROSA (GO).

 


PALAVRAS-CHAVES:

aglomerações produtivas. Agricultura Familiar. Desenvolvimento


PÁGINAS: 245
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma avaliação descritiva da aglomeração produtiva do açafrão município de Mara Rosa (GO) buscando compreender, como questão central, que fatores foram determinantes para que este município se transformasse no maior polo de produção de açafrão da terra do Estado de Goiás. E como questão secundária e não menos importante, sob a ótica do desenvolvimento local e inclusão socioeconômica dos agricultores familiares pretendemos verificar se as ações desenvolvidas a partir de um Arranjo Produtivo Local foram capazes de proporcionar melhoria na condição de vida das pessoas, bem como contribuir com o processo de desenvolvimento local. Vai-se trabalhar com a concepção de que as aglomerações produtivas e a ação dos agentes econômicos, políticos e sociais envolvidos neste processo tenham como foco uma atividade econômica específica e, para além disso, sejam capazes de fortalecer as relações coletivas entre os atores, neste determinado local. Partiremos das hipóteses de que: 1) a aglomeração produtiva instalado na região norte de Goiás possui grande relevância na oferta estadual do açafrão e,  2) ao promover melhorias no aspecto econômico do agricultor familiar do município, com transformações para os agricultores, os aspectos sociais também receberão influências e possíveis mudanças. Partindo da trajetória histórica desse aglomerado produtivo açafrão, em Mara Rosa (GO), buscaremos finalmente entender como o município de Mara Rosa vem se organizando ao longo dos anos e se tornando conhecida como a “capital do açafrão”. Em relação aos procedimentos metodológicos, propõe-se para este estudo uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando-se aprofundada revisão bibliográfica e coleta de dados secundária, por meio de instituições de pesquisa, e coleta de dados primária com realização de entrevistas semiestruturadas. Vai-se adotar, ainda, o estudo de caso, de modo que possam ser analisadas situações reais do aglomerado produtivo de Mara Rosa (GO).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1432841 - CLAUDIA JOB SCHMITT
Presidente - 1545263 - GEORGES GERARD FLEXOR
Interno - 387237 - JOHN WILKINSON
Externo à Instituição - VALDEMAR JOÃO WESZ JUNIOR - UNILA
Externa à Instituição - ZINA CACERES BENAVIDES - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 31/08/2020 16:53
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1