Banca de DEFESA: MÔNICA RAMOS DOMINGUES CARNEIRO

DISCENTE : MÔNICA RAMOS DOMINGUES CARNEIRO
DATA : 28/10/2020
LOCAL: Sala de defesas do CPDA

Produtoras e consumidores: alimentação de famílias agricultoras-feirantes de Guapimirim num contexto de mudanças nas relações urbano-rurais

família rural; alimentação; agroecologia; feira; região metropolitana; relações urbanos-rural

Essa dissertação teve por objetivo analisar as repercussões das mudanças nas relações urbano-rurais na alimentação das famílias agricultoras-feirantes de Guapimirim, inseridas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a partir da percepção dos interlocutores no tocante a alimentação de suas famílias. Utilizamos os autores Carneiro (1998), Wanderley (2009) e Rua (2005; 2019) para argumentar pela manutenção da noção de rural e das peculiaridades desse espaço, ainda que transformado, e romper com dicotomias e pares de oposição. Foram destacados os pontos mais relevantes do processo de intensificação dos fluxos entre o urbano e o rural no estado do Rio de Janeiro e as características principais do município estudado para fins de contextualização. A pesquisa fundamentou-se na abordagem socioantropológica da alimentação (CANESQUI e DIEZ GARCIA, 2005; MACIEL, 2005; MINTZ, 2001; POULAIN, 2006) e teve caráter qualitativo. Valemo-nos de observação e entrevistas semiestruturadas com nove núcleos familiares que participam da Feira Orgânica e Agroecológica do município para obtenção dos dados em campo. As conclusões principais apontam para uma alimentação composta por itens de origens variadas, oriundos de produção própria ou adquiridos na feira e mercados, incluindo alimentos in natura, processados localmente e industrializados. Não se evidenciou uma tendência de homogeneização alimentar baseada nos produtos industrializadas e sim a incorporação de alguns desses itens no consumo diário das famílias, a partir de ponderações sobre praticidade, custo, prazer e saudabilidade. A intensificação dos fluxos entre o urbano e o rural, sobretudo com a construção da rodovia que atravessa Guapimirim, mostrou-se um vetor relevante na disseminação de bens para áreas com menor acesso anteriormente, mas as repercussões mais significativas desse processo se deram na melhoria do acesso a serviços principalmente públicos de saúde e na maior possibilidade de interações e construção de redes que promovem discussões e reflexões a respeito dos alimentos e alimentação saudável.

Presidente - 387054 - RENATO SERGIO JAMIL MALUF
Interna - 1432841 - CLAUDIA JOB SCHMITT