Banca de DEFESA: KAMILA LEMOS COSTA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAMILA LEMOS COSTA BARROS
DATA : 21/02/2019
LOCAL: Salão Verde - Instituto de Florestas

Avaliação de sistemas de aptidão agrícola e uso das terras: perspectiva de um assentamento rural

reforma agrária, capacidade de uso das terras, uso adequado das terras

A tomada de decisões e a definição de estratégias para o uso das terras, com vistas ao melhor aproveitamento das mesmas, se tornam um caso de sucesso a partir da avaliação de componentes ambientais de determinada área. Ao se definir o uso mais adequado das terras seja pela identificação de suas limitações ou pela forma que tais limitações restringem a aptidão agrícola e uso dos solos é possível utilizar, racionalmente, os solos disponíveis, sem sub ou super utilizá-los, permitindo sua manutenção e conservação ao longo do tempo. Assim, a utilização de metodologias de avaliação da aptidão agrícola e/ou da capacidade de uso das terras não pode ser a orientação exclusiva para se obter o máximo benefício, mas sim um parâmetro norteador de como as terras podem ser utilizadas e manejadas da melhor forma, independente do perfil do produtor rural. Há de se enfatizar que o uso de metodologias de avaliação das limitações e potencialidades das terras influencia na forma mais consciente de se distribuir as terras e pode servir de parâmetro para o estabelecimento do homem no campo por meio de programas de reforma agrária. Para tanto, há de se refletir se os sistemas de aptidão agrícola e capacidade de uso das terras, amplamente utilizados, conseguem contemplar fatores de avaliação que alcancem e representem as reais necessidades de produtores rurais estabelecidos em assentamentos. E associado a essa reflexão, acrescenta-se o questionamento se as famílias assentadas possuem conhecimentos no que se referem aos aspectos etnopedológicos. Baseado no exposto, esse trabalho foi dividido em três capítulos que avaliam desde a cobertura e uso das terras em um assentamento rural, perpassando pela avaliação do perfil dos assentados e dos conhecimentos etnopedológicos que esses moradores possuem, finalizando com a avaliação de dois sistemas utilizados para avaliar a aptidão agrícola e capacidade de uso das terras e a compatibilidade/adequação do que esses sistemas se propõem com o que atualmente é desenvolvido nas terras do assentamento rural Fazenda do Salto.

Presidente - 511.084.027-04 - ELIANE MARIA RIBEIRO DA SILVA - UFRRJ
Externo ao Programa - 2223668 - HELENA SARAIVA KOENOW PINHEIRO