Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE DE MELO ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE DE MELO ALMEIDA
DATA : 19/09/2018
LOCAL: Instituto de Florestas

Polímeros hidroretentores na produção e no plantio de mudas de cedro australiano

manejo hídrico, irrigação, hidrogel, estresse hídrico

O setor florestal brasileiro ocupar uma área de 7,84 milhões de hectares de plantios florestais com fins comerciais, contribuindo com 1,1% de toda riqueza no país, 3,7 milhões de empregos, e geração de R$11,4 bilhões de tributos federais, estaduais e municipais. Os números positivos e representativos do setor na economia brasileira se devem em grande parte as elevadas produtividades dos plantios, que se justificam pelas condições favoráveis de solo e de clima, além do alto nível tecnológico empregado na silvicultura. Um dos fatores determinantes para essa produtividade é o sucesso na fase de implantação florestal, onde o uso de mudas com qualidade é primordial. Essas mudas devem receber durante o processo de produção adequado manejo nutricional e hídrico para que atinjam a qualidade desejada. Nessa etapa surge uma importante preocupação, o consumo elevado de água no viveiro, onde o desperdício dependendo do sistema utilizado pode chegar à 60% do volume aplicado. A água é substância vital presente na natureza, abrangendo 70% da superfície do globo. Entretanto, devido a diversas questões como inviabilidade técnica e econômica, pode-se utilizar menos de 1% desse total. As alterações climáticas têm afetado diretamente o ciclo hidrológico, consequentemente a qualidade e a quantidade de água no globo, limitando ainda mais sua disponibilidade à população. A agricultura, devido ao uso ineficiente e as perdas no processo de irrigação - onde se insere o setor florestal - lidera a lista de usuários dos recursos hídricos mundiais, responsável por cerca de 70% do consumo mundial. No que tange à silvicultura, apesar da alta tecnologia no setor, há falta de padronização quando à quantidade de água a ser aplicada às mudas, e o manejo de irrigação ainda é utilizado de forma subjetiva. Diante da preocupação mundial com a escassez dos recursos hídricos, alto custo de irrigação e desperdício da mesma, diversas pesquisas vem sendo realizadas visando o aumento da eficiência no uso da água pelas culturas. Nesta conjuntura, os polímeros hidroretentores surgem como alternativa, atuando como reguladores da disponibilidade de água, reduzindo a frequência de irrigação, aumentando a produtividade e minimizando custos e desperdícios. Os vários estudos desenvolvidos para culturas agrícolas apontam a potencialidade de aplicação dos polímeros hidroretentores, no entanto há carência de informações para as culturas florestais como o cedro australiano, que vem ganhando destaque no cenário nacional, com bom retorno financeiro em curto espaço de tempo, comparado aos cedros nativos e outras essências florestais. Diante da contextualização, o projeto tem por finalidade avaliar o efeito de doses crescentes de diferentes polímeros hidroretentores adicionados ao substrato em viveiro, visando reduzir o volume de irrigação sem afetar o crescimento e a qualidade das mudas de cedro-australiano, além de avaliar a sobrevivência e o desenvolvimento das mesmas após o plantio.

Presidente - 2270076 - JOSE CARLOS ARTHUR JUNIOR
Interno - 2299335 - PAULO SERGIO DOS SANTOS LELES