Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANNE CAROLINE CASTOR NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYANNE CAROLINE CASTOR NETO
DATA : 05/06/2020
LOCAL: Instituto de Florestas

Dendrocronologia e dendroquímica de espécies arbóreas da zona urbana da cidade do Rio de Janeiro.

Dendrocronologia; Dendroquímica; Poluição Atmosférica; Arborização urbana.

O presente projeto tem por objetivo avaliar o crescimento de Caesalpinia pluviosa  que é uma das espécies arbóreas mais plantadas na cidade do Rio de Janeiro e relacionar às variações da poluição atmosférica e às condições climáticas na zona urbana da cidade do Rio de Janeiro, com base em análise dos anéis de crescimento das árvores. O material de estudo será proveniente do centro urbano da cidade do Rio de Janeiro por concentrar o maior número de fontes de emissões atmosféricas, além de uma densa ocupação urbana, que provoca uma intensa circulação de veículos automotores, e por ser um local que apresenta dados de monitoramento da qualidade do ar, disponibilizados pelo Instituto Estadual do Ambiente. Sendo assim, serão selecionadas oito árvores de cada espécie e que estejam em bom estado fitossanitário. Com o auxílio de um trado de incremento (sonda Pressler), serão retiradas quatro amostras radiais de cada árvore no sentido casca-medula, através de uma incisão no tronco a 1,30 m de altura em relação ao solo. Será realizada a descrição da estrutura anatômica macro e microscópica do lenho e dos anéis de crescimento das árvores, assim como a obtenção dos perfis radiais de densidade aparente do lenho das árvores através da densitometria de raios-X, análise dendrocronológica e análise dendroquímica. Espera-se determinar, através de métodos não-destrutivos, a idade dos indivíduos amostrados, os limites dos anéis de crescimento, o efeito da sazonalidade climática anual e da proximidade das fontes de poluição no crescimento radial do tronco das árvores, bem como a variação na fixação dos macro e micronutrientes e elementos químicos tóxicos no lenho das árvores além de avaliar o potencial da aplicação dos anéis de crescimento como indicadores de alterações em ambientes contaminados.

Presidente - 1216943 - JOAO VICENTE DE FIGUEIREDO LATORRACA
Externo à Instituição - SERGIO BRAZOLIN - IPT-SP