Banca de DEFESA: FELIPE ARAUJO MATEUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE ARAUJO MATEUS
DATA : 18/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Salão Verde – IF – UFRRJ
TÍTULO:

Restauração passiva de pastagens abandonadas a partir da espécie facilitadora Clidemia urceolata DC.


PALAVRAS-CHAVES:

Espécie facilitadora, nucleação, processos ecológicos, Mata Atlântica, manejo de bacias hidrográficas

odutividade agrícola e oferta de serviços ecossistêmicos de qualidade em insuficiente quantidade para se manter a sociedade contemporânea. Como forma de remediação dos problemas a restauração ecológica passiva se apresenta como uma estratégia viável, pois apresenta baixo custo e depende essencialmente do manejo da resiliência do meio para desencadear os processos de sucessão ecológica. Na área de domínio ecológico da Mata atlântica alguns locais com pastagens abandonadas apresentam núcleos de Clidemia urceolata, que podem estar influindo nos processos de sucessão ecológica. Assumindo como hipótese teórica que a Clidemia urceolata DC é uma espécie facilitadora e nucleadora capaz de ofertar serviços ecossistêmicos que sustentam os processos envolvidos na restauração florestal passiva de pastagens abandonadas, se determinou como objetivo geral descrever os processos ecológicos em 34 anos de restauração passiva de pastagem abandonada em três partes: Capitulo I - Evolução da dinâmica de raízes finas no processo de restauração passiva em ecossistema tropical; Capítulo II - Alterações edáficas promovidas pela restauração passiva em núcleos de Clidemia urceolata DC. na mata atlântica; e Capítulo III - Processos ecológicos na restauração passiva perante nucleação de espécie facilitadora em pastagens abandonadas na mata atlântica.

 


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Resumo: Os Ecossistemas tropicais sofreram várias ações que causaram impactos acumulativos até se chegar ao atual cenário de degradação, no qual prevalece a baixa produtividade agrícola e oferta de serviços ecossistêmicos de qualidade em insuficiente quantidade para se manter a sociedade contemporânea. Como forma de remediação dos problemas a restauração ecológica passiva se apresenta como uma estratégia viável, pois apresenta baixo custo e depende essencialmente do manejo da resiliência do meio para desencadear os processos de sucessão ecológica. Na área de domínio ecológico da Mata atlântica alguns locais com pastagens abandonadas apresentam núcleos de Clidemia urceolata, que podem estar influindo nos processos de sucessão ecológica. Assumindo como hipótese teórica que a Clidemia urceolata DC é uma espécie facilitadora e nucleadora capaz de ofertar serviços ecossistêmicos que sustentam os processos envolvidos na restauração florestal passiva de pastagens abandonadas, se determinou como objetivo geral descrever os processos ecológicos em 34 anos de restauração passiva de pastagem abandonada em três partes: Capitulo I - Evolução da dinâmica de raízes finas no processo de restauração passiva em ecossistema tropical; Capítulo II - Alterações edáficas promovidas pela restauração passiva em núcleos de Clidemia urceolata DC. na mata atlântica; e Capítulo III - Processos ecológicos na restauração passiva perante nucleação de espécie facilitadora em pastagens abandonadas na mata atlântica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDER SILVA DE RESENDE - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1917684 - EDUARDO VINICIUS DA SILVA
Externo ao Programa - 1767097 - ERIKA CORTINES
Interno - 2237271 - JERONIMO BOELSUMS BARRETO SANSEVERO
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DUARTE DE MORAES
Presidente - 475.124.827-87 - RICARDO VALCARCEL - OUTRO
Externo à Instituição - WELINGTON KIFFER DE FREITAS - UFF
Notícia cadastrada em: 12/11/2018 13:16
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1