Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISABETE DA SILVA MEIRA DA LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISABETE DA SILVA MEIRA DA LUZ
DATA : 24/03/2020
LOCAL: EMBRPA-CTAA

Estudo de implantação de uma Unidade de beneficiamento do pescado marinho capturado na região da Costa Verde, Litoral Sul do Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave: Pesca artesanal, Análise de custos, Custo de produção e Viabilidade econômica.

A pesca artesanal possui relevante importância para a produção de alimentos, contribuindo com cerca da metade do volume da produção de pescados mundial e fornecendo excelente fonte de proteína animal a milhões de pessoas. Na Região da Costa Verde, a sua relevância é ainda maior, pois os municípios que a compõem apresentam grande parte da sua produção proveniente desta pesca, sendo fonte de renda para muitas famílias que sobrevivem desta atividade. Entretanto, o pescador artesanal consegue comercializar apenas as espécies de maior valor econômico. Assim, no momento da captura, descarta as que não dão o devido retorno financeiro, desperdiçando uma fonte de proteína de origem animal com alto valor biológico, como também, uma importante fonte de renda. A proposta desta pesquisa é apresentar um estudo geral para a implantação de uma unidade de beneficiamento do pescado marinho oriundo da pesca artesanal, principalmente das espécies subutilizadas e fauna acompanhante, de forma a proporcionar um melhor retorno financeiro para a atividade, por propor a utilização de todo o pescado capturado para a elaboração de peixe eviscerado, filés e polpa. Dessa forma, gerar trabalho e renda para a comunidade local e, ao mesmo tempo, propor a diminuição do desperdício de alimentos e redução de resíduos. Para o estudo será necessário identificar as espécies desembarcadas, inclusive as que não são alvo de captura, como também, o volume mensal de produção. As informações coletadas servirão de base para a elaboração de um modelo de layout para a unidade de beneficiamento que obedeça às legislações em vigor. Para o funcionamento desta, será proposto um modelo de fluxograma operacional, onde as etapas do beneficiamento alcancem os melhores resultados de produção, otimizando tempo e recursos. Também será realizado um estudo que permita avaliar a viabilidade econômica e financeira do empreendimento através do uso de metodologia descritiva e exploratória, tendo como base a pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Espera-se poder gerar subsídios para avaliar a implantação e a implementação de uma unidade de beneficiamento do pescado marinho oriundo da pesca artesanal na região da Costa Verde, Litoral Sul Fluminense.

Presidente - 3333721 - GESILENE MENDONCA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1809259 - ANDRE VON RANDOW DE ASSIS
Externa à Instituição - SILVIA CONCEIÇÃO REIS PEREIRA MELLO - FIPERJ
Notícia cadastrada em: 05/03/2020 13:28