Banca de DEFESA: WALLACE MARTINS VIANNA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE MARTINS VIANNA RIBEIRO
DATA : 14/12/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Web Conferência
TÍTULO:

EFEITO DA TERAPIA FARMACOLÓGICA E DO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS NO MODELO EXPERIMENTAL DE TDAH


PALAVRAS-CHAVES:

TDAH, Treinamento Resistido, Comportamento


PÁGINAS: 52
RESUMO:

O TDAH é caracterizado como um distúrbio do neurodesenvolvimento com níveis prejudiciais de impulsividade, hiperatividade e desatenção, podendo também afetar a memória de trabalho ou de curto prazo. Objetivo: Verificar as possíveis alterações comportamentais induzidas pelo treinamento resistido (TR), cloridrato de metilfenidato (MP) e resposta combinada (TR+MP) em modelo experimental animal de TDAH. Metodologia: Foi utilizado TR de alta intensidade (grupo TDAHtr; n=10), MP (grupo TDAHmp; n=10) e TR+MP (grupo TDAHtr+mp; n=10) comparados com grupo controle (TDAHct; n=10). Para avaliar as respostas comportamentais, foram utilizados o Teste do Campo Aberto (CA), Labirinto em Cruz Elevado (LCE), Labirinto de Barnes (LB) e Esquiva Passiva (EP). Resultados: A hiperatividade (H) e exposição ao risco (ER), medidas no CA através dos quadrantes totais percorridos e tempo em quadrante central, foram menores para TDAHmp, TDAHtr e TDAHtr+mp em relação ao controle TDAHct, sem diferenças entre os tratamentos. H = (TDAHmp x TDAHct p=0,0006; TDAHtr x TDAHct p=0,0046; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,8644; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,5759; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,1629), ER = (TDAHmp x TDAHct p=0,0004; TDAHtr x TDAHct p=0,0175; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,5545; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,9486; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,2387). No LCE, foi avaliada a exposição ao risco (ER) através do tempo de permanência nos braços abertos, a hiperatividade (H), através do número de entradas nos braços fechados, assim como o tempo em avaliação de risco (AR). Os resultados demonstraram melhora para TDAHmp, TDAHtr e TDAHtr+mp comparados a TDAHct, sem diferenças entre tratamentos em todos os parâmetros, exceto no tempo AR, no qual TDAHtr+mp apresentou resultados ainda melhores que TDAHmp e TDAHtr. ER = (TDAHmp x TDAHct p=0,0015; TDAHtr x TDAHct p=0,0011; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,9994; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,2204; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,2692). HA = (TDAHmp x TDAHct p<0,0001; TDAHtr x TDAHct p<0,0001; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,4762; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,8401; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,9243). AR = (TDAHmp x TDAHct p=0,0012; TDAHtr x TDAHct p=0,0171; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,7438; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,0447; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,0034). Os resultados acerca da memória, obtidos através dos testes LB e EP indicam que TDAHmp, TDAHtr e TDAHtr+mp obtiveram melhor desempenho em ambos os testes de memória, quando comparados a TDAHct. Todavia, TDAHtr+mp apresentou melhor resultado que TDAHtr, indicando uma possível vantagem da resposta combinada neste parâmetro. LB = (TDAHmp x TDAHct p=0,0007; TDAHtr x TDAHct p=0,0005; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,9999; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,2480; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,2796). EP = (TDAHmp x TDAHct p= p=0,0001; TDAHtr x TDAHct p<0,0001; TDAHtr+mp x TDAHct p<0,0001; TDAHmp x TDAHtr p=0,0583; TDAHmp x TDAHtr+mp p=0,0036; TDAHtr+mp x TDAHtr p=0,6793). Conclusão: O treinamento resistido e a terapia farmacológica, assim como a combinada, foram eficazes em reverter significativamente os principais sintomas análogos ao TDAH na maioria dos testes aplicados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FABIANA CARDOSO VILELA GIUSTI - UNIFAL-MG
Presidente - 2623617 - ANDERSON LUIZ BEZERRA DA SILVEIRA
Interno - 2225596 - EMERSON LOPES OLIVARES
Notícia cadastrada em: 05/12/2020 18:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1