PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DÉBORA VACCARI QUARESMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA VACCARI QUARESMA
DATA : 03/03/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA DA UFRRJ

Adição de Xilanase e Óleos Essenciais em Dietas de Frango de Corte

Frango, Xilanase, Óleo Essencial.

QUARESMA, Débora Quaresma. Adiçãoo de xilanase e óleo essencial em dietas de frngo de corte. 2020. Tese (Doutorado em Zootecnia, Produção Animal). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

O estudo pretendeu estudar a utilização de xilanase e óleos essenciais composto por timol e carvacrol em dietas de frango de corte com o intuito de avaliar o digestibilidade, desempenho, ganho de peso, conversão alimentar, consumo de ração, mucina, microbiota intestinal e integridade intestinal. No experimento 1 foi realizado no laboratório de metabolismo animal, em gaiolas metabólicas, avaliando 2 níveis de redução enérgica em rações com inclusão ou não de xilanase e óleos essenciais distribuídos em 7 tratamentos e 7 repetições, no período de 1 a 21 dias de idade. No experimento 2 foi realizado no laboratório de metabolismo animal, com redução energética dede 250 kcal/kg de ração com inclusão de xilanase e óleos essenciais com 6 tratamentos e 8 repetições, no período de 1 a 28 dias de idade. O experimento 3 também foi utilizado redução energética como no experimento 2, com 6 tratamentos e 6 repetições, realizado no setor de avicultura com o intuito de avaliar a utilização da xilanase e dos óleos essenciais em todos os períodos de criação, de 1 a 42 dias de idade.

Presidente - 387738 - CRISTINA AMORIM RIBEIRO DE LIMA
Externo ao Programa - 387286 - FERNANDO AUGUSTO CURVELLO
Interno - 037.683.227-42 - FLÁVIO MEDEIROS VIEITES - UFJF
Externo à Instituição - MARCOS FÁBIO DE LIMA - IFRJ