PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELIPE ZUMKELLER GARCIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE ZUMKELLER GARCIA
DATA : 18/03/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA DA UFRRJ

USO DA GESTÃO POR PROCESSO E DO CUSTEIO POR ATIVIDADE EM SISTEMAS DE CRIA DE GADO DE CORTE

Custo de produção, Eficiência econômica, Indicadores de produtividade, Produção de bezerros.

GARCIA, Felipe Zumkeller. Uso da Gestão por Processo e do Custeio por Atividade em Sistemas de Cria de Gado de Corte. 2020. 113p. Tese (Doutorado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

A pecuária de gado de corte é uma atividade que abrange todo o território nacional e que tem um grande impacto econômico para o país. Em muitos casos, as fazendas ainda são gerenciadas de maneira empírica e sem o uso de ferramentas gerenciais que subsidiem a tomada de decisão, focada na melhoria dos processos. No entanto, a competitividade do setor vem crescendo e os negócios que não estiverem adaptados a essa nova realidade mercadológica não conseguirão sobreviver. Nesse contexto, o uso da gestão por processo e a utilização do custeio por atividade (ABC) se destacam como ferramentas gerenciais que podem auxiliar o gestor a ter maior entendimento do negócio e tomar decisões mais assertivas. Dessa maneira, o objetivo principal deste estudo consistiu em evidenciar o custo das atividades e seu impacto na rentabilidade de sistemas de cria de gado de corte. Para tanto, pode-se dizer que os objetivos específicos consistiam em (a) mapear e determinar os pontos críticos dos processos; (b) apresentar e discutir a teoria e prática da implantação da gestão por processo; (c) apresentar e discutir a teoria e prática da implantação do custeio por atividade; (d) propor melhorias na gestão, com objetivo de melhorar o desempenho econômico sistemas de cria de gado de corte. Como estratégia de estudo foi escolhido o método de pesquisa-ação, estruturada em fases da seguinte maneira a) exploratória: entendimento da empresa, entendimento do negócio, definição do problema por meio da análise SWOT, definição dos objetivos e estudo teórico; b) principal:  coleta de dados, mapeamento das atividades, agrupamento das atividades em subprocessos, definição de cada produto em cada subprocessos, alocação dos custos aos subprocessos e levantamento do demonstrativo de resultado; c) ação: apontamento de melhorias para a empresa; d) avaliação: divulgação dos resultados para a empresa e publicação em periódicos científicos. Com o mapeamento do processo de produção de bezerros de corte, foi possível identificar que os indicadores devem ser calculados de acordo com os resultados produtivos ao longo do tempo (23 meses) que duram o ciclo de produção, dividido nos subprocessos reprodução, gestação e aleitamento e não em apenas um ano, como proposto pela literatura. Os resultados da análise de custo por meio do custeio ABC, demonstram que o custo total do bezerro desmamado no ciclo produtivo iniciado em 2017 e encerrado em 2019 foi de R$664. Desse total o custo dos subprocessos aleitamento, reprodução e gestação representaram 50, 32 e 18%, respectivamente. Por fim, o estudo demonstra que a eficiência dos processos, traduzidos em menores perdas, e os custos indiretos impactam negativamente no resultado financeiro do negócio tanto quanto a escala de produção; dessa maneira, apenas aumentar a escala de produção a fim de se obter melhores resultados não é a melhor estratégia para os negócios agropecuários. Foi verificado que o uso das metodologias de gestão por processos e custeio por atividade é adequado no auxílio à gestão de negócios de cria de gado de corte. Entretanto não se pode generalizar essas conclusões, específicas para esse estudo, para outras fazendas de gado de corte, são necessárias algumas adaptações à realidade de cada fazenda.

Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA - UFSJ
Interno - 3055881 - ALEX LOPES DA SILVA
Externo à Instituição - FABRÍCIO MOLICA DE MENDONÇA - UFSJ
Presidente - 387348 - PEDRO ANTONIO MUNIZ MALAFAIA