PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CONRADO TRIGO DE MORAES

DISCENTE : CONRADO TRIGO DE MORAES
DATA : 24/04/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

“Desempenho de Vacas em Lactação em Pastejo de Capim-elefante BRS Kurumi, com e sem  Suplementação Energética”.

Ácido graxo, Forrageira tropical, Pastagem, Produção de leite.

Moraes, Conrado Trigo. Desempenho de vacas em lactação em pastejo de capim-elefante BRSKurumi, com e sem suplementação energética. 2020. 62f.Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

O objetivo do estudo foi avaliar o potencial forrageiro do capim-elefante BRS Kurumi manejado sob lotação rotacionadae o efeito da suplementação energética sobre o desempenhode vacas em lactaçãoduranteo período chuvoso, bem como a composição do perfil de ácidos graxos no leite. O experimento foi realizado no Campo Experimental José HenriqueBruschi, pertencente à Embrapa Gado de Leite, localizado no município de Coronel Pacheco-MG. Foram utilizadas seis vacas Holandês x Gir, com produção média de leite, peso corporal (PC), escore de condição corporal (ECC) e dias em lactação de18,0±2,89 kg/dia de leite, 560±66 kg, 2,50±0,21 e 99±12, respectivamente. O delineamento experimental utilizado foio de reversão completo (switchback).As avaliações foram realizadas durante três ciclos de pastejo, com período de adaptaçãode 14 dias e seis dias de coletas de amostras. O concentrado (milho moído)foi fornecido duas vezes ao dia, 2 kg/vaca/dia pela manhã e 1 kg/vaca/dia à tarde (base da matéria natural), totalizando 3 kg/vaca/dia, de forma a reduzir o desequilíbrio energético-proteico da dieta e também atender às exigências energéticas dos animais. As avaliações de desempenho foram realizadas com base no consumo de nutrientes, produção de leite (kg/vaca/dia) e sua composição quanto aos teores de gordura, proteína, lactose, nitrogênio ureico e perfil de ácidos graxos, bem como variação do PC e do ECC e o perfil de metabólitos no plasma. Observou-se redução de 1,1 kg de matéria seca (MS)no consumo de pastopor kg de MS de concentrado consumido,o que reduziu o consumo de fibra em detergente neutro e proteína bruta em 19% e 14%, respectivamente, no tratamento com suplementação. Houveefeito dos tratamentos sobre a produção de leite (PL),PL corrigida para gordura e para energia, sendo observado aumento de 11,8%; 9,0% e 10,1%, respectivamente, para o tratamento com suplementação.A resposta à suplementação em kg de leite por kg de MS de concentrado fornecido foi de 0,57 e os teores de gordura, proteína, lactose não diferiram entre os tratamentos. Entretanto, houve tendência em relação ao teor de gordura, o qual foi 4,7% menor no tratamento com suplementação. Agordura do leite das vacas alimentadas exclusivamente a pasto apresentou melhor qualidade nutricional, com menores teores de ácidos graxos hipercolesterolêmicos e maiores teores de ácidos graxos benéficos à saúde, tais como os ácidos oleico, vacênico, rumênico e da família ômega 3.A suplementação energética promoveu incremento na produção de leite, aumentou a eficiência na utilização de nitrogênio e,independentemente do consumo de concentrado, o leite obtido das vacas em pastagem de BRS Kurumi apresentou enorme potencial nutracêutico, com elevados teores dos ácidos oleico, vacênico, rumênico e α-linolênico.

Externo à Instituição - DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO - EMBRAPA
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA - EMBRAPA