PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELLE DE OLIVEIRA PIÃO

DISCENTE : DANIELLE DE OLIVEIRA PIÃO
DATA : 30/07/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Contaminação da Dieta por Micotoxinas no Confinamento de Novilhas de Corte: Consumo, Digestibilidade e Desempenho

Bovinocultura de corte, Nutrição, Terminação, Zearalenona.

PIÃO, Danielle de Oliveira. Contaminação da dieta por micotoxinas no confinamento de novilhas de corte: consumo, digestibilidade e desempenho. 2020. 22p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia, Produção Animal). Instituto de Zootecnia, Departamento de Produção Animal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. Em sistemas intensivos na bovinocultura de corte, silagens, milho, soja e seus coprodutos são amplamente utilizados. Porém, estes alimentos são altamente sujeitos a contaminação por fungos e suas micotoxinas, que podem implicar em desafio imunológico e redução da produtividade animal. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da contaminação por micotoxina na dieta de novilhas confinadas sobre o consumo, digestibilidade e desempenho. O presente estudo foi desenvolvido no Setor de Reprodução Animal (SFRIA) vinculado ao Instituto de Zootecnia (IZ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram utilizadas 20 novilhas da raça Nelore (Bos taurus indicus) não gestantes, saudáveis, com idade ≥18 meses e peso corporal (PC) médio inicial de 330±30kg, distribuídas aleatoriamente em dois tratamentos: 1) controle (sem contaminação), e 2) contaminado com Zearalenona (±300 ppb). A dieta, composta por 70% de volumoso (silagem de milho) e 30% de concentrado (com base na matéria seca) foi fornecida duas vezes ao dia (40%: 7h00m e 60%: 16h00m), com ajuste diário (aumento ou redução) visando 5% de sobras. O consumo individual de matéria seca e digestibilidade foram estimados utilizando marcador externo (Lipe®: 500 mg) e interno (fibra em detergente neutro indigestível). O desempenho foi calculado considerando a diferença entre o peso final e inicial, dividido pelo número de dias (14 dias para adaptação + 84 dias experimentais). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso. Cada animal foi considerado uma unidade experimental (10 por tratamento, n=20). Foram testadas pressuposições para a análise de variância (normalidade dos erros, independência dos erros e homogeneidade das variâncias), e então esta foi realizada (p<0,05). Não foram detectadas diferenças no consumo (p=0,96) e digestibilidade da matéria seca (p=0,62). O desempenho não variou em função da ingestão de Zearalenona (p=0,68). A contaminação da dieta com 300 ppb de Zearalenona não influenciou o consumo, digestibilidade e desempenho no confinamento de novilhas da raça Nelore.

Externo à Instituição - RENAN LUCAS MIORIN - IFMT
Externo ao Programa - 3058101 - ANDRE MORAIS MOURA
Presidente - 2316004 - RONDINELI PAVEZZI BARBERO
Notícia cadastrada em: 20/07/2020 18:42