PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS DE ALMEIDA SILVA

DISCENTE : LUCAS DE ALMEIDA SILVA
DATA : 30/07/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Efeito da Zearalenona no Trato Reprodutivo de Novilhas Nelore

Bovinos, Confinamento, Estradiol, Micotoxinas, Reprodução.

SILVA, Lucas de Almeida. Efeito da zearalenona no trato reprodutivo de novilhas Nelore. 2020. 18p Dissertação (Mestrado em Zootecnia, Produção Animal). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da ingestão de dieta contaminada com Zearalenona (ZEA) sobre a morfometria do aparelho reprodutivo e concentração plasmática de estrógeno em novilhas. Foram utilizadas 20 novilhas da raça Nelore (Bos taurus indicus) não gestantes, saudáveis, com idade ≥18 meses, peso corporal (PC) médio inicial em torno de 350kg, recebendo dieta composta por 70% de volumoso e 30% de concentrado, com base na matéria seca (MS) em confinamento. Foram avaliados dois tratamentos: 1) controle (sem contaminação), e 2) dieta contaminada com ±300 ppb de ZEA. A contaminação foi realizada diariamente via adição e mistura ao concentrado e então ao volumoso no cocho. O experimento teve duração total de 88 dias, sendo 13 dias de período de adaptação. Semanalmente todas as fêmeas foram avaliadas por palpação retal e exame ultrassonográfico. A avaliação do útero foi realizada a partir da mensuração do diâmetro do corno direito e esquerdo, após corte transversal imediatamente após a bifurcação uterina. Foram realizadas duas medidas dos maiores diâmetros de cada corte do corno e calculada a média. Os ovários direito e esquerdo também foram avaliados conforme seu diâmetro, a partir da média dos dois maiores diâmetros ovarianos, também foram verificados os diâmetros de folículos antrais e de corpos lúteos. Foi realizada a mensuração do tamanho da vulva com emprego de paquímetro, conforme terço final até extremidades glabras. Foram coletados semanalmente 5 mL de sangue da veia coccígea em tubos heparinizados para dosagem de estrógeno (E2). A concentração de E2 foi determinada por radioimunoensaio (RIE). Foi adotado delineamento inteiramente ao acaso, com efeito do tempo. Cada animal foi considerado uma unidade experimental (10 por tratamento, n=20). Foi realizada análise de variância (p<0,05) utilizando o software “R”. O efeito do tempo foi avaliado utilizando modelos de regressão, considerando o polinômio de maior grau significativo. A medida das vulvas, não foi influenciada pelos tratamentos (p=0,0985), assim como o diâmetro dos cornos uterinos (p=0,0522). O diâmetro médio dos ovários (p=0,6955), folículos (p=0,6355) e corpos lúteos (p=0,3808) também não foram influenciados pela ingestão de ZEA. A dosagem de E2 também não foi influenciada pelos tratamentos (p=0,3379). Não foi observada presença de cistos foliculares, cistos luteínicos, corrimentos vaginais ou comportamento estral anormal durante as avaliações semanais ou manejos diários. Os resultados do presente estudo apontam que a contaminação com 300ppb de ZEA na dieta de novilhas da raça Nelore não influenciou os parâmetros morfométricos do aparelho reprodutivo avaliados, e nem a dosagem plasmática de estrógeno.

Externa à Instituição - THAYS CRISTINA OLIVEIRA DE QUADROS - OUTRO
Interno - 3055881 - ALEX LOPES DA SILVA
Presidente - 2316004 - RONDINELI PAVEZZI BARBERO
Notícia cadastrada em: 20/07/2020 19:06