PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAPHAEL PEREIRA SIQUEIRA

DISCENTE : RAPHAEL PEREIRA SIQUEIRA
DATA : 31/07/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Análise dos custos de produção da tilápia do Nilo (Oreochromisniloticus) na região Sul Fluminense

Piscicultura, produção, custos, viabilidade.

SIQUEIRA, Raphael Pereira. Análise dos custos de produção da tilápia do Nilo(Oreochromisniloticus) na região Sul Fluminense. 2020.XXf. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. Nos últimos anos, a piscicultura tem passado por sucessivas transformações, se consolidando como uma importante atividade no agronegócio nacional. Destacando principalmente a criação de tilápias, uma espécie exótica, que apresenta boa adaptabilidade, com crescimento rápido, alta produtividade e com um pacote tecnológico definido. Apesar do progressivo crescimento da piscicultura, pouca importância tem sido dada ao aspecto econômico da atividade em algumas regiões. Surgindo, então, a necessidade emergente de melhor conhecer os aspectos econômicos da criação de tilápias, além de identificar os itens de maior relevância na composição do custo de produção e os principais parâmetros que influenciam na sua rentabilidade. O custo de produção é uma das informações mais importantes para qualquer atividade produtiva, não seria diferente para a piscicultura. Ele é composto principalmente pelos gastos com ração, que pode chegar a 80% do custo total de produção, sendo o principal fator de produção e um dos principais entraves da atividade. Assim, o manejo alimentar é de suma importância para se obtiver melhores resultados de conversão alimentar e aumento no ganho de peso, determinando melhores índices zootécnicos, que irão interferir de forma direta nos resultados econômicos.O presente trabalho teve por objetivo analisar os custos e a viabilidade econômica e financeira na produção de tilápias do Nilo em diferentes sistemas de criação em propriedades no Estado do Rio de Janeiro. Dados de 10 propriedades de diferentes tamanhos, estruturas e volume de produção foram avaliados, desta forma permitindo uma melhor estimativa e compreensão da realidade econômica e zootécnica da piscicultura no Estado do Rio de Janeiro.O custo médio de produção foi de R$4,51/kg de peixe vivo. A ração foi o insumo que mais influenciou neste resultado, sendo responsável por 66,21% dos custos de produção. Acompanhada pelo gasto de 11,49% com mão de obra. O valor médio de Payback encontrado foi de 0,65 anos. Já o Valor Presente Líquido apresentou resultado médio de R$161.161,35 a uma taxa mínima de atratividade de 10% a.a., durante 10 anos. Com uma Taxa Interna de Retorno de 188%. A partir dos resultados encontrados para análises de custos, índices zootécnicos e da viabilidade financeira das pisciculturas de criação de tilápia do Nilo na região SulFluminense verificou-se que é rentável a produção deste pescado pelos produtores estudados.

Presidente - 066.467.316-32 - MARCELO MAIA PEREIRA - OUTRO
Externa à Instituição - SILVIA CONCEIÇÃO REIS PEREIRA MELLO - FIPERJ