PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: YURI BARBOSA GUERSON

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI BARBOSA GUERSON
DATA : 14/09/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Efeito da Reatividade Sobre a Perfusão Vascular do Folículo e do Corpo Lúteo e Sobre a Fertilidade de Vacas Nelores Submetidas à IATF

Estresse, folículo pré-ovulatório, color Doppler, progesterona, fertilidade.

GUERSON, Yuri Barbosa. Efeito da reatividade sobre a perfusão vascular do folículo e do corpo lúteo e sobre a fertilidade de vacas Nelores submetidas à IATF. 2020. 80p. Tese (Doutorado em Zootecnia). Instituto de Zootecnia, Departamento de Reprodução e Avaliação Animal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2020. O presente estudo foi dividido em dois capítulos sendo que no primeiro objetivou-se avaliar o efeito do temperamento sobre a perfusão vascular do folículo pré-ovulatório (FPO) e do corpo lúteo (CL) assim como sobre a produção de progesterona (P4) e sobre a taxa de concepção de vacas Nelores submetidas à IATF. Já no segundo capítulo, o objetivo foi estudar as relações entre o diâmetro do FPO e do CL com a quantidade e intensidade do fluxo sanguíneo nestas estruturas, produção de P4 e a fertilidade de vacas Nelores submetidas à IATF. No primeiro experimento, 201 fêmeas foram submetidas à sincronização da ovulação e, no momento da IA, foram realizadas avaliações da reatividade por meio do escore de brete e velocidade de saída do tronco. De acordo com os escores individuais, os animais foram divididos em dois grupos: temperamento adequado (ADQ) e excitável (EXC). Amostras de sangue também foram coletadas para dosagem de cortisol sérico e de progesterona. As avaliações ultrassonográficas por Color Doppler foram realizadas para determinar o diâmetro, volume e a vascularização do FOP e do CL no momento da IA (D0) e sete dias (D7) dias após, respectivamente. As taxas de sincronização, ovulação e de concepção foram comparadas entre os grupos ADQ e EXC. As variáveis número de pixels do FOP no momento da IA (p=0,01), intensidade dos pixels na parede do folículo (p=0,01), diâmetro (p=0,02) e volume (p=0,01) do folículo pré-ovulatório no momento da IA foram todas menores para o grupo de fêmeas do grupo EXC. O número e a intensidade dos pixels do CL não apresentou diferença entre os grupos, enquanto o diâmetro e volume também foram menores (p=0,01) para o grupo EXC. Não foi observada diferença entre os grupos para as taxas de sincronização, ovulação e de concepção assim como para a concentração de progesterona no D7. Pode-se concluir que fêmeas Nelores de temperamento excitável apresentam menor fluxo sanguíneo folicular e redução no tamanho do folículo e do corpo lúteo sem, no entanto, comprometer a fertilidade. No segundo capítulo, foram determinados o diâmetro e o volume do FOP (D0) e CL (D7) de 201 vacas submetidas a IATF, assim como a quantidade e intensidade de pixels coloridos presente nelas. Adicionalmente, amostras de sangue também foram coletadas no D7 para dosagem de P4. Pará análise dos dados, as fêmeas foram divididas em vazias e gestantes e também de acordo com o diâmetro do FPO: fêmeas de folículo pequeno, com diâmetro < 11mm (FP; n= 35); fêmeas de folículo médio, com diâmetro entre 11 e 14mm (FM; n=84) e fêmeas de folículo grande, com diâmetro ≥ 14mm (FG; n= 70). As variáveis ultrassonográficas do FPO e do CL, bem como a concentração de P4 foram comparadas entre os grupos FP, FM e FG e entre fêmeas vazias e gestantes. Foram encontradas diferenças entre os grupos FP, FM e FG para diâmetro e volume do FOP e do CL, demonstrando que folículos maiores também originam corpos lúteos maiores. O grupo FG apresentou maior quantidade e intensidade de pixels no FOP em relação ao FP. A intensidade de fluxo no CL e a concentração de P4 também foram maiores no FG. O grupo FP apresentou menor intensidade de fluxo e taxa de ovulação em relação aos demais, embora a taxa de concepção tenha sido semelhante para todos. Foram encontradas correlações fracas entre o tamanho do FPO e do CL assim como entre o diâmetro e volume do CL com sua quantidade pixels e concentração de P4. Além de correlação moderada entre o diâmetro e sua intensidade de pixels. Não houve diferença entre fêmeas vazias e gestantes para todas as variáveis analisadas. Os resultados confirmam a presença de relações entre o tamanho das estruturas ovarianas e a quantidade e intensidade de fluxo destas, bem como a sua capacidade de produzir progesterona. A intensidade dos pixels do FOP mostrou-se relevante, demonstrando correlações com o tamanho e o fluxo do CL, que não foram encontradas avaliando somente a quantidade de pixel, revelando a importância de avaliar características complementares do fluxo.

Externo à Instituição - LUCIANO ANDRADE SILVA - USP
Externo à Instituição - JOAQUIM ESQUERDO FERREIRA - OUTRO
Externo ao Programa - 2202309 - JULIO CESAR FERRAZ JACOB
Interno - 1548043 - MARCO ROBERTO BOURG DE MELLO