PPGZ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA INSTITUTO DE ZOOTECNIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAROLINA DELLA GIUSTINA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA DELLA GIUSTINA
DATA : 01/10/2020
LOCAL: INSTITUTO DE ZOOTECNIA

Consórcio, cajueiro, goiabeira.

GIUSTINA, Carolina Della. Sistemas silvipastoris com fruteiras para recria de bezerros de rebanho leiteiro. 2020. 116p, Tese (Doutorado em Zootecnia, Produção Animal). Instituto de Zootecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. A consolidação de sistemas silvipastoris somente é possível quando a interação entre seus componentes é mais complementar que competitiva, assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a compatibilidade de consórcios entre fruteiras, pastagem e bezerros de rebanho leiteiro para indicar sistemas silvipastoris que garantam sobrevivência das espécies e desempenho adequado dos animais e das fruteiras nas condições tropicais do Mato Grosso. O experimento foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop – MT. Os dados foram coletados entre julho de 2014 e julho de 2018. Foram avaliados cinco sistemas silvipastoris formados pelo consórcio das fruteiras: cajazeira (Spondias mombin), goiabeira vermelha (Psidium guajava) var. Paloma, cajueiro (Anacardium occidentale) var. Embrapa 51 (EMB51) e cajueiro var. CCP 76 e aceroleira (Malpighia glabra) var. Sertaneja com o pasto de Tifton-85, sob um delineamento de blocos completos casualisados, com duas repetições. Foram avaliados: crescimento das fruteiras, ambiente luminoso, acúmulo e oferta de forragem, comportamento e desempenho animal, além dos danos às árvores promovidos pelo convívio com os animais. Os dados foram analisados pelo SAS® e a comparação de médias por PDIFF (P<0,01). A cajazeira foi a fruteira de maior altura (5,4 m), diâmetro de tronco (23,4 cm) e volume de copa (49,3 m³) e, a aceroleira, aquela de menor altura de fuste (0,25 m), perímetro de copa (7,2 m), área de projeção de copa (4,4m2) e volume de copa (9,2 m³). Maior índice de área foliar (3,3) e interceptação luminosa (89,3%) foram obtidos para a goiabeira. Maiores incidências dos comprimentos de onda da luz solar visível sobre o pasto ocorreram nos períodos de chuva/2015 e seca/2017 e maiores diferenças na relação vermelho/vermelho extremo em 2015. A altura do pasto e o acúmulo de forragem do Tifton-85 foram maiores nos sistemas com aceroleira e cajueiro EMB51 (médias de 18 cm e 442 kg ha-1, respectivamente). Os valores de acúmulo de forragem, de folhas e de colmos foram crescentes de fevereiro a março e reduziram a partir de abril/2018. O valor nutritivo da forragem do Tifton-85 variou pouco entre os sistemas. Maior ganho de peso individual dos bezerros ocorreu no sistema com aceroleira (média de 910 g animal-1 dia-1) de janeiro a março/2018 e as taxas de lotação foram crescentes de janeiro a junho (4,5 para 6,6 UA ha-1, respectivamente) e maiores no sistema com cajueiro EMB51 (6,3 UA ha-1). Maior frequência da atividade de alimentação (69%) e menor de ruminação (7%) e ócio (26%) foram observadas no sistema com cajazeira e esta relação foi inversa para a maior parte dos demais sistemas. Maiores frequências de animais em atividade de alimentação foram obtidas no período de chuva (72%) e no turno da tarde (65%). Houve maior frequência de ramoneio no sistema com aceroleira (2%). Os animais ficaram mais à sombra nos sistemas com cajueiros e com aceroleira (33%) e durante o turno da tarde (33%). Nenhuma das fruteiras apresenta características limitantes ao desempenho animal, sendo ambos os cajueiros e a goiabeira indicadas e aceroleira e cajazeira não indicadas para a composição de sistemas silvipastoris no norte do Mato Grosso.

Externo à Instituição - MARCELO RIBEIRO ROMANO - EMBRAPA
Externo à Instituição - DIEGO BATISTA XAVIER - EMBRAPA