PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTITUTO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO RAMBALDUCCI DALLA

DISCENTE : CARLOS EDUARDO RAMBALDUCCI DALLA
DATA : 28/08/2019
LOCAL: Auditório Paulo Costa Pereira

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE TRANSPORTE DE MISTURAS DE N-ALCANOS NÃO CONFINADAS E CONFINADAS EM POROS DE CALCITA UTILIZANDO DINÂMICA MOLECULAR

Fluidos confinados, poros de calcita, coeficiente de difusão de Maxwell-Stefan, coeficiente de termodifusão, dinâmica molecular em não-equilíbrio, termodinâmica de processos irreversíveis, termodifusão.

Para suprir as demandas atuais e futuras de hidrocarbonetos e superar a escassez de novas descobertas em reservatórios convencionais, a indústria de petróleo tem concentrado seus esforços em reservatórios mais complexos (não-convencionais). Entre as complexidades pode-se destacar sistemas que estão submetidos a gradientes de temperatura verticais e horizontais. Neste contexto, a recuperação de fluidos presentes em reservatórios não-convencionais vem mostrando-se promissoras. A presença de gradientes de temperatura em misturas induz o surgimento de um fluxo mássico difusivo, fazendo surgir um gradiente de concentração. Este fenômeno é denominado efeito Soret ou termodifusão. O gradiente de concentração formado pela termodifusão é força motriz para o surgimento de um fluxo mássico difusivo. No estado estacionário, o fluxo mássico líquido é igual a zero, resultando em gradientes de temperatura e concentração plenamente desenvolvidos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo utilizar a dinâmica molecular em equilíbrio e não-equilíbrio para avaliar propriedades de transporte e estruturais de misturas de hidrocarbonetos em sistemas \textit{bulk} e confinados em poros estruturados de calcita. As propriedades de transporte foram obtidas via simulação molecular em equilíbrio através do formalismo de Green-Kubo e o coeficiente de Soret foi determinado utilizando o algoritmo com o método de BD-NEMD. O efeito do tamanho finito na determinação de propriedades de transporte também foi avaliado. Duas misturas de hidrocarbonetos foram estudas, uma com a finalidade de validar os métodos (n-pentano/n-decano), e outra de hidrocarbonetos leves (metano/n-butano) simulando reservatórios do tipo \textit{shale gas}. O efeito do confinamento nestas propriedades foi avaliado para os graus de confinamento estudado. A distribuição de densidades vertical e horizontal nos poros estudados variou de acordo com o grau de confinamento, temperatura e composição, acentuando a elevada interação entre mistura e parede do poro.

Presidente - 2324368 - FILIPE ARANTES FURTADO
Interno - 2181679 - LUIS AMERICO CALCADA