PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTITUTO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: TALITA GOULART DA SILVA

DISCENTE : TALITA GOULART DA SILVA
DATA : 06/09/2019
LOCAL: Instituto de Tecnologia

Desenvolvimento de suprimento para a produção de biomateriais por manufatura avançada e outras técnicas

liberação controlada de fármaco, biopolímero, biomateriais.

Os avanços da reconstrução tecidual vêm sendo acompanhados pelo desenvolvimento de arcabouços poliméricos porosos (scaffolds), membranas para regeneração tecidual guiada, filmes para liberação controlada e outros. Apesar da evolução no desenvolvimento de novos materiais, ainda não existem biomateriais clinicamente aprovados e especificamente adaptados. A seleção do material adequado para a produção de biomateriais é um ponto crucial para a produção destes. No presente trabalho foi produzido um suprimento na forma de pó, composto por sais e polímero termoplástico biodegradável. Tanto as características inerentes ao polímero quanto as do sal utilizado, conferem ao material resultante propriedades importantes fazendo com que estes tenham aplicação na produção de biomateriais aplicados à regeneração tecidual. Biomateriais podem ser confeccionados por diferentes técnicas, tais como manufatura avançada, moldagem por compressão e solvent casting. O pó produzido foi caracterizado por microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios X (DRX), espectrometria no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia de energia dispersiva (EDS), análise termogravimétrica (TGA) e microscopia de força atômica (AFM). Os ensaios realizados indicaram que o pó desenvolvido tem aplicação para a produção de biomateriais por diferentes técnicas.

Presidente - 2626057 - ROBERTA HELENA MENDONCA
Externo ao Programa - 199.123.438-40 - CRISTIANE EVELISE RIBEIRO DA SILVA - INT
Externo ao Programa - 018.545.877-73 - ROSSANA MARA DA SILVA MOREIRA THIRÉ - UFRJ
Externo à Instituição - CLAUDIO TEODORO DOS SANTOS - INT