PPGEQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTITUTO DE TECNOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DAVID TAVARES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVID TAVARES FERREIRA
DATA : 10/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: On-line, pelo aplicativo Zoom
TÍTULO:

DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE DIFUSÃO E PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS DE MISTURAS BINÁRIAS E TERNÁRIAS DE METANO, DIÓXIDO DE CARBONO E ÁGUA, CONFINADAS EM POROS DE CALCITA DO TIPO FENDA UTILIZANDO A DINÂMICA MOLECULAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Reservatórios não convencionais; Dinâmica Molecular; Coeficiente de difusão; Perfil de densidade.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

A exploração de reservatórios não convencionais, principalmente reservatórios de gás, tem mostrado grande potencial na produção de gás natural para as próximas décadas. Dessa forma, entender o comportamento dos fluidos sob efeito de confinamento é um dos passos mais importantes no desenvolvimento de técnicas de melhoramento de recuperação de componentes de petróleo. O efeito de confinamento em escala nanométrica modifica o comportamento dos fluidos, tanto em propriedades estruturais quanto propriedade de transporte, que passam a não se comportar de maneira isotrópica como observado em condição bulk. O objetivo desta dissertação foi obter propriedades estruturais e os coeficientes de difusão de misturas binárias de metano e dióxido de carbono e ternárias contendo metano, dióxido de carbono e água confinadas em poros do tipo fenda de calcita. Para tal, a dinâmica molecular em equilíbrio foi utilizada para determinar propriedades estruturais e de transporte das misturas submetidas a temperaturas encontradas em reservatórios. Primeiramente determinou-se a densidade média das misturas de interesse por simulação em condição bulk no ensemble NPT a uma temperatura de 300 K e pressão de 30 MPa. E então, para estudar o efeito de confinamento, as misturas resultantes forram confinadas em poros de calcita (1014) do tipo fenda com aberturas de 20 Å e 50 Å. As frações molares dos sistemas binários variaram entre 0 a 1 e nas misturas ternárias variou-se a fração molar total de água no poro entre 0,1 a 0,9 enquanto mantinha-se constante a relação metano/dióxido de carbono entre 0,2 e 0,8 (fração molar). A propriedade estrutural estudada foi o perfil de densidade, onde em misturas binárias observou-se uma adsorção preferencial do dióxido de carbono à parede de calcita e nas misturas ternárias a água apresentou uma afinidade maior com a calcita. Em relação à propriedade de transporte, o coeficiente de autodifusão foi estudado, mostrando ter grande dependência da abertura do poro, das moléculas de fluido envolvidas e da densidade dentro do poro. Pode-se concluir que a utilização tanto de água, quanto de dióxido de carbono podem aumentam o coeficiente de difusão no interior da matriz rochosa de calcita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2324368 - FILIPE ARANTES FURTADO
Interno - 2181679 - LUIS AMERICO CALCADA
Externo à Instituição - FREDERICO WANDERLEY TAVARES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 02/12/2020 15:41
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1