Banca de DEFESA: RONIAN GROSSI DA SILVA SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONIAN GROSSI DA SILVA SIQUEIRA
DATA : 17/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

MAPEAMENTO DE PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVICOS TERCEIRIZADOS E APRENDIZAGEM COLETIVA PARA ADOTAR A INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017:  Subsidiando Capacitação no IFRJ - Campus Paracambi


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem coletiva, autarquia federal, Pesquisa-Ação, Instrução Normativa 05/2017, contratação de serviços públicos, Mapeamento de Processos.


PÁGINAS: 188
RESUMO:

OBJETIVOS: A presente pesquisa visou a realizar junto dos servidores envolvidos, o mapeamento dos processos de contratação de serviços terceirizados que são efetuados pelos servidores em cumprimento da IN05/17. Para tanto foram mapeadas as atividades efetivamente praticadas (As Is) relativas aos processos de contratação de serviços e à aplicação da IN05/17 no campus identificando a percepção dos envolvidos sobre as especificidades do campus, as dificuldades enfrentadas e reconhecidas pelos servidores designados para realização das atividades de contratação de serviços terceirizados. Assim, se elaborou de forma participativa o mapeamento de processos, foi possível propor melhorias para o cumprimento das determinações da IN05/17 e promover um aprendizado coletivo dos envolvidos no processo de contratação de serviços terceirizados.

METODOLOGIA: Esta pesquisa se caracteriza quanto a natureza, os objetivos e procedimentos como uma Pesquisa aplicada, exploratória mediante pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. A primeira etapa desta pesquisa aplicada foi formada pela pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias seguida na segunda etapa, por pesquisa documental. Na terceira etapa da pesquisa, da pesquisa de campo e da coleta de dados empíricos, foram realizados os registros das reuniões de trabalho dos servidores lotados nas diretorias e coordenações envolvidas nos processos da IN05/17. Já na quarta etapa da pesquisa foram selecionados propositalmente pela experiencia que detinham, servidores designados para realizar entrevistas semiestruturadas. Durante a pesquisa de campo também foi utilizada a observação participante como fonte de dados. Para analisar os dados assim coletados, foi utilizado o método de análise de conteúdo chegando-se mediante a categorização descritiva interpretativa à resposta da questão de pesquisa.

LIMITAÇÕES: Quanto às limitações, a pesquisa foi limitada à contratação de serviços terceirizados, focando na primeira e terceira fase da IN05/17 que envolve a participação de equipes designadas para realização do trabalho. As limitações da coleta de dados e de análise se referem no levantamento bibliográfico e o documental de dados, à escassez de autores e materiais utilizando a pesquisa-ação em órgãos públicos e aos documentos institucionais não atualizados. No campo, as mudanças administrativas em andamento e as limitações de tempo dos participantes resultaram em aumento do prazo previsto para realizar as reuniões e entrevistas, sendo necessário reagendar antecipadamente as reuniões e entrevistas adequando-se às agendas dos participantes. Quanto ao uso de observação participante e entrevistas é possível que os envolvidos tenham se limitado em seus depoimentos devido o pesquisador ser servidor do campus e estar lotado junto à Direção Geral, mas o servidor e pesquisador buscou se manter sempre receptivo e transparente na comunicação com os participantes e se assegurou o anonimato e sigilo das entrevistas.

APLICABILIDADE: A presente pesquisa foi desenvolvida em conjunto com os servidores participantes mediante pesquisa-ação propiciando gerar mudanças no comportamento e práticas dos envolvidos durante o desenvolvimento da pesquisa desde o diagnóstico da situação problemática. O Produto final desta pesquisa, um Guia dos processos da IN05/17, mostra os processos mapeados para execução das determinações contidas na Instrução Normativa com pertinência a realidade do campus examinado, constituindo-se em uma ferramenta de consulta e material capaz de subsidiar a capacitação dos servidores envolvidos. Quanto a capacitação de outros servidores que poderão ser designados para as atividades pesquisadas, este produto final foi considerado adequado e pertinente pelos servidores envolvidos participantes da pesquisa, tornando o resultado da presente pesquisa aplicável no e aderente à realidade dos processos de atividades de contratação de serviços públicos no campus.

CONTRIBUIÇÃO: A inclusão na dinâmica de pesquisa ação e o envolvimento gerado dentre os servidores envolvidos possibilitou a adequação de suas práticas à legislação vigente e promoveu sua aprendizagem coletiva gerando um Guia que registrou o conhecimento produzido no setor e forneceu diretrizes para a construção de uma ferramenta validada coletivamente de capacitação especifica dos servidores.

ORIGINALIDADE: Visto que o campus ainda não possuir todos os processos setoriais mapeados e, a IN05/17 ser recente e parcialmente implantada no campus examinado e demais campi do IFRJ, a presente pesquisa contribuiu com o trabalho operacional no campus com uma inovação na forma de um Guia construído coletivamente, adequada às especificidades de outros campi para ser replicada de forma institucional. Também contribuiu fornecendo aos gestores conhecimento produzido de base empírica local para treinamento e promoção de aprendizagem coletiva das equipes responsáveis pelos contratos públicos do IFRJ.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644808 - BEATRIZ QUIROZ VILLARDI
Interno - 081.517.576-04 - PAULO RICARDO DA COSTA REIS - UFRJ
Interno - 308451 - SAULO BARBARA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HUDSON SANTOS DA SILVA - IFRJ
Notícia cadastrada em: 14/07/2020 18:54
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1