TURISMO RURAL COMO TEMÁTICA AGROAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Turismo rural. Educação Ambiental. Técnico em Agropecuária. Educação “Proativa”.
A presente dissertação constitui o resultado da investigação sobre as contribuições do Turismo Rural na região do cariri cearense para a formação ambiental de estudantes do curso técnico em agropecuária do IFCE campus Crato por meio da utilização de uma plataforma digital como estratégia pedagógica de promoção de “Educação Proativa”. Objetivando conhecer e caracterizar os projetos turísticos em andamento em Crato, Nova Olinda e Barbalha, municípios cearenses que são geograficamente vizinhos e que estão em processo de expansão quanto ao segmento do turismo rural, especialmente na agricultura familiar. Atividades de campo e uso da plataforma digital (Vicon Saga da UFRRJ), foram estratégias utilizadas para criação de banco de informações sobre o segmento, buscando agregar elementos para a promoção de um aprendizado interdisciplinar dos estudantes perante as questões ambientais. Fomentar a propagação dos polos turísticos já existentes na região e, sobretudo contribuir para o processo de educação agroambiental dos jovens em formação, constitui-se foco da ação educativa feita em parceria com professores e colaboradores das diversas áreas profissionais. Visando ainda perceber se o segmento se constitui uma possibilidade de atuação profissional do egresso do Curso Técnico em Agropecuária do IFCE, aspira-se que seja mais uma forma de atração do futuro trabalhador para fixar-se em sua região de origem, intentando a cooptação da força de trabalho junto à família, a comunidade, sem recorrer ao êxodo para busca de trabalho em outras regiões, que nem sempre se consegue na área de sua formação. Trata-se de uma pesquisa básica de cunho qualitativo, de caráter descritivo, que utiliza como instrumentos de coleta de dados a análise de fontes bibliográficas, questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados transcorre acerca das contribuições do turismo rural, para a formação agroambiental dos estudantes refletidas através da vivência (intercâmbio) junto aos proprietários dos estabelecimentos, tendo como suporte para reflexões a utilização da plataforma digital como meio didático e os questionários respondidos. A partir das descobertas, almeja-se que sejam construídas “aprendizagens significativas”, onde os estudantes desenvolvam autonomia, reflete sobre as questões ambientais e sobre o seu espaço de atuação como técnico em agropecuária uma vez que há evidências da redução da empregabilidade no meio rural em virtude da baixa ou inexistente produção agropecuária, causada especialmente pelos períodos prolongados de seca na região. Desta forma, os serviços na área tornam-se escassos e quando surgem, são incertos. No entanto, uma alternativa para o Técnico em Agropecuária, qualificado, é que possa ampliar sua área de atuação com o turismo no espaço rural, prestando assessoria técnica por meio de atividades de extensão rural, em especial aos agricultores familiares, ou sendo também um(a) empreendedor(a) rural, com vistas ao convívio no semiárido nordestino. A organização das propriedades rurais para produção e realização de atividades de complementação de renda, constitui-se um meio de ocupação do trabalhador (a) e ao mesmo tempo em que, pelo uso responsável dos recursos naturais, pode colaborar para a preservação do meio ambiente e para o processo de Educação ambiental dos visitantes e da comunidade a sua volta.