PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS RURAIS: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ESTADUAL MUNICIPALIZADA CAMILO CUQUEJO – ITAGUAÍ- RIO DE JANEIRO
prática pedagógica; escola rural; atuação docente
Essa dissertação é resultado de uma pesquisa realizada com professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Municipalizada Camilo Cuquejo, situada na área rural do município de Itaguaí - Rio de Janeiro. A pesquisa surgiu a partir do interesse em conhecer as práticas pedagógicas de professores que atuam em uma escola rural, segundo suas próprias concepções. O estudo de caso em questão foi contextualizado com a análise do Projeto Político Pedagógico da escola, complementado com os dados pessoais e profissionais das professoras, obtidos através de um questionário, e com análise de suas respostas a uma entrevista semi-estruturada. Como referencial teórico a pesquisa buscou apoio em obras de Paulo Freire, Maria Amélia do Rosário Franco, Veiga, Bernard Charlot, Carlos Rodrigues Brandão, Maurice Tardiff, dentre outros, que refletiram sobre o fazer docente. Esse trabalho constatou que as professoras, em sua atuação profissional, se preocupavam como os alunos estavam aprendendo e buscavam diferentes formas de ensinar, estando atentos as suas singularidades. Esse estudo revelou, ainda, que a falta de apoio por parte do poder público municipal limitava a atuação profissional das professoras.