Banca de DEFESA: ANNA SALLES DE SIMAS

DATA : 29/03/2019
LOCAL: ppgea

A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA

Educação profissional, Técnico em agropecuária, Agroecologia, Agricultura Orgânica, Colégio Agrícola Magé.

SIMAS, Anna Salles. A formação do técnico em agropecuária, na perspectiva agroecológica. 2019.75p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.

Este estudo foi realizado para compreender o quanto a formação do técnico em agropecuária, do Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão de Langsdorff (CEIA), segue a perspectiva agroecológica. Trata-se de um colégio agrícola localizado no município de Magé, Estado do Rio de Janeiro. Sob a avaliação dos ingressos do curso técnico, formandos, egressos e docentes do CEIA, a pesquisa demostrou, por meio de entrevistas e questionários, que os docentes e discentes compreendem a agroecologia simplesmente como um conjunto de práticas de produção e preservação ambiental, faltando-lhes a compreensão mais ampla da agroecologia como ciência baseada em novos paradigmas.. Os ingressos no curso técnico têm dificuldade em diferenciar o que é agroecologia e agricultura orgânica; afirmam que existe uma  única disciplina no curso que fala sobre agroecologia, ministrada apenas no primeiro ano do curso técnico, mostrando ser uma deficiência do curso. Os alunos e docentes também apontam que o colégio não possui relação com a comunidade local e que os estudantes se mostram insatisfeitos diante desta situação. Já os egressos, em sua grande parte, exercem a profissão de técnico em agropecuária, e no momento alguns trabalham com experiência agroecológicas no Estado do Rio de Janeiro. Os egressos analisam que no decorrer da formação, as questões sociais foram pouco tratadas, os temas transversais foram tratados de forma mediana, tendo sido predominantes os temas técnicos. O estudo permitiu observar que a formação do CEIA no que diz respetio à agroecologia, lema de sua proposta educacional, ainda está distante de ser alcançada, contudo, o colégio forma técnicos que conseguem se inserir no mercado de trabalho focado na agroecologia já que buscam uma continuidade no processo formativo.

Presidente - 1080064 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA ABBOUD
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO