Banca de DEFESA: ERIVALDO ERBO ALVES DOS SANTOS

LOCAL: Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Crato

MINHOBUCKET - UMA FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Ferramenta Pedagógica; Minhobucket; Ensino e Aprendizagem

Nos dias atuais, muito se fala em ferramentas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem e muito mais ainda na área da tecnologia da informação. Essas ferramentas são criadas com o objetivo de facilitar o aprendizado se utilizado para fins pedagógicos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo propor a criação de uma ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem, bem como avaliar essa ferramenta junto aos alunos do Curso de Bacharel em Zootecnia do IFCE – Campus Crato (Ceará). A pesquisa trilhou caminhos nos moldes da pesquisa-ação e participante, com abordagem qualitativa investigando os aspectos subjetivos e quantitativa com a expectativa de mensurar ou quantificar a partir de intensos modelos matemáticos e dados estatísticos pela busca de explicações ou soluções que esclareçam fenômenos observados. Como percurso metodológico se utilizou da revisão bibliográfica sobre o assunto. Recrutou-se 20 alunos para a realização das atividades de pesquisa, que entre elas, utilizou-se de questionário semiestruturado, a realização de oficina, um experimento e a reaplicação de questionário. Para a realização das etapas da pesquisa, estabeleceu-se uma proposta pedagógica envolvendo todas as atividades. Para a análise dos dados referentes ao questionário aplicados utilizou-se o tabelamento das respostas por meio do software Microsoft Excel com gráficos comparativos. Para análise da ferramenta pedagógica Minhobucket por meio de experimento utilizou-se o Action Stat 3 em complemento com o Microsoft Excel. Com relação aos resultados, as aplicações do questionário, resultou em um avanço na averiguação da assimilação dos assuntos trabalhados. O experimento nos Minhobucket resultou na aprendizagem e no ensino dos alunos relativos aos temas trabalhados e por meio desta análise constatou-se que a ferramenta pedagógica além de facilitar o ensino e a aprendizagem, também é uma ferramenta adequada para a criação e multiplicação de minhocas, em que no tratamento com 75% de esterco bovino + 25% de capim-colonião houve a maior média (58,00±12,67 ) com relação a quantidade de casulos e o tratamento com 100% de esterco bovino se obteve maiores média relativas a multiplicação de minhocas pelo teste de Scott-knott a 5% de probabilidade.

Presidente - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Externo à Instituição - ERLLENS ÉDER SILVA - IFCE