ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS DE ALEGRE
Educação Superior; Políticas Públicas; Programas Sociais
Objetivou-se avaliar a percepção dos discentes beneficiários dos Cursos de Graduação do Ifes Campus de Alegre, sobre a assistência estudantil no tocante à permanência, performance acadêmica e viabilidade da referida política no cenário educacional. Será utilizada como metodologia a pesquisa avaliativa, um tipo de pesquisa qualitativa que compreende uma aplicação sistemática de procedimentos de pesquisa para acessar a concepção, o desenho, a implementação e as utilidades da Política Nacional de Assistência Estudantil-PNAES, que ocorre no Ifes-Campus Alegre. Os sujeitos de pesquisa são alunos do Curso de Graduação na área de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharel em Ciências Biológicas, Tecnólogo em Análises de Desenvolvimento e Sistema, Tecnólogo em Cafeicultura e Engenharia Aquicultura que são beneficiários dos programas da Assistência Estudantil-transporte e moradia. Para obter os dados, questionários com perguntas abertas serão aplicados aos alunos. A análise dos dados será realizada tendo a pesquisa avaliativa como perspectiva.