Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDO PEREIRA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERALDO PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 22/05/2019
LOCAL: SEDE DO PPGEA

A PROBLEMATICA EM RELAÇÃO AO USO E CONSUMO SUSTENTAVEL DA AGUA NO IFES CAMPUS ITAPINA: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA

paradigma; percepção; uso racional e sustentável; recursos hídricos.

A pesquisa busca investigar a problemática ambiental em relação ao uso da água no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina. No período compreendido a partir do final do ano de 2013 até meados do ano de 2017, o Campus Itapina e as comunidades circunvizinhas passaram por momentos difíceis, ocasionados pela forte seca na região. Alguns rios importantes para a localidade tiveram o seu volume bastante reduzido chegando, em determinado período, a secar. Foi o caso do rio São João Grande e outros. Outro grave problema sofrido pelos rios da região é a poluição criminosa, como aquela que ocorreu com o Rio Doce, pelo rompimento das barragens da Samarco. O campo de pesquisa se dará no Campus Itapina, localizado no KM 70 da BR 259, município de Colatina-ES. Esse Campus é atravessado por alguns rios de grande importância, como o rio São João Grande e o Rio Doce. Esses dois rios se revezam no abastecimento do Campus. A seca na região foi tão intensa que os órgãos governamentais fiscalizadores e de controle tiveram que tomar algumas decisões drásticas em função do uso desordenado e inconsciente da água. Essas decisões acabaram provocando alguns conflitos entre as comunidades circunvizinhas e o Campus Itapina. Diante de todo contexto, o objetivo principal desta pesquisa é compreender essa problemática e analisar a relação que o Campus Itapina estabelece com o uso da água. Tem como princípio norteador o levantamento de dados para um planejamento estratégico no uso racional e sustentável dos recursos hídricos no Campus Itapina. A pesquisa terá como base metodológica um estudo de caso para atingir os objetivos propostos. Fará uso de duas abordagens (quantitativa e qualitativa) que, combinadas, poderão fornecer um quadro mais geral da questão de estudo (FLICK, 2009). Buscará identificar o consumo de água por meio de medidores (Hidrômetros) certificados de acordo com a norma 246 do INMETRO (INMETRO, 2000), que serão instalados na rede hidráulica de abastecimento em determinados setores do campus. Os dados serão tabulados e os setores mapeados. Também será aplicada uma entrevista com questões fechadas e abertas com funcionários e/ou estudantes para identificar elementos quanto ao consumo da água de cada setor. Também será aplicada uma outra entrevista que buscará a visão dos mesmos entrevistados quanto à percepção sobre o uso da água. Os resultados serão coletados, tabulados e analisados de acordo com os métodos mencionados e terão como finalidade o desenvolvimento de proposições que considerem o uso sustentável e consciente da água as quais contribuam para a construção de um novo paradigma: perceber a relevância e necessidade de políticas mais conscientes e responsáveis em relação ao consumo de água por toda a comunidade institucional.

Presidente - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Interno - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Notícia cadastrada em: 14/05/2019 12:06