Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Interfaces Entre a Educação Profissional e A Educação Especial no Ifes - Campus de Alegre
Educação Especial. Educação Profissional. Teoria Crítica
Consideramos indispensável o debate a respeito da interlocução das modalidades de ensino, Educação Especial e Educação Profissional, assim, a presente pesquisa, com intenção de contribuir para a construção de uma escola com princípios e propostas próprias à transversalidade dessas modalidades, se propõe estudar a interface entre Educação Especial e Educação Profissional em uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, especificamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre, e nesse cenário, o que existe(m) de proposta(s) quanto as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes - Campus de Alegre. Esse projeto tem como objetivos: Caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Ifes – Campus de Alegre; analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifes - Campus de Alegre, observando as diretrizes que são voltadas para o atendimento desse público, considerando os objetivos da Educação Especial e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio; conhecer as ações político-pedagógicas desenvolvidas pelo Ifes – Campus de Alegre no atendimento ao público-alvo da Educação Especial, conforme a legislação; avaliar os impactos das concepções político-pedagógicas sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Ifes – Campus de Alegre, no atendimento ao público-alvo da Educação Especial. Nossas questões de estudo são: Qual(is) concepção(ões) de inclusão são afirmadas pelo Ifes – Campus de Alegre, em relação ao público-alvo da Educação Especial no ensino profissional técnico de nível médio? Quais as ações político-pedagógicas são observadas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem do público-alvo da educação especial no ensino profissional técnico de nível médio no Ifes – Campus de Alegre? Como se mostra a interface entre a Educação Especial e a Educação Profissional no Ifes – Campus de Alegre? Os dados obtidos com a pesquisa serão analisados na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, como suporte teórico-metodológico, enfatizando os estudos de Theodor Adorno e seus comentadores, em especial Damasceno, e discutidos considerando a importância da crítica ao conhecimento produzido. Quanto aos procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados, essa pesquisa será de cunho documental, onde analisaremos o PDI do Ifes - Campus de Alegre, legislações e políticas públicas que tratam da educação inclusiva; aplicaremos um questionário e realizaremos entrevistas semiestruturadas à equipe gestora do Ifes - Campus de Alegre e componentes do NAPNE. O presente trabalho justifica-se pela necessidade e pela possibilidade de se discutir o compromisso social do Ifes - Campus de Alegre, diante dos desafios e possibilidades que as ações garantidas pela Legislação proporcionam na vida dos estudantes com necessidades educacionais especiais e assim discutir a aplicabilidade das normas, metodologias, diretrizes e políticas públicas inerentes à educação inclusiva na Educação Profissional integrada ao ensino médio, considerando que todos sem exceção, têm direito a escolarização e socialização