Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALEXANDRE VOLPI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ALEXANDRE VOLPI
DATA : 23/05/2019
LOCAL: Anfiteatro A - PPGEA

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE UM SISTEMA DE CAPTURA E APRESENTAÇÃO DOS DADOS CLIMATOLÓGICOS DO IFES CAMPUS SANTA TERESA

Ensino e Aprendizagem, Tecnologia da Informação na Educação, Climatologia

Transmitir conhecimento é uma atividade complexa, e um dos grandes desafios da educação vem sendo a utilização de métodos pedagógicos e metodologias inovadoras de uma forma eficaz, onde os conteúdos apresentados em sala de aula sejam efetivamente absorvidos pela comunidade acadêmica. No cotidiano escolar, o que se tem visto são diversas tarefas que possuem um carácter muito importante no contexto ensino-aprendizagem, porém são realizadas de forma sistematicamente manual. A fim de diminuir essa problemática tem-se visto um esforço para que sejam criadas ferramentas as quais são conhecidas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
De forma geral, a tarefa de incluir novas tecnologias dentro de um contexto educacional acaba por se tornar uma tarefa complexa, e a demanda de planejamento e um estudo preliminar do meio ao qual esta ferramenta de apoio estará sendo inserida. A realidade dos alunos, professores e pesquisadores vinculados aos cursos de ciências agrárias ofertados pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo não é diferente, onde, para que sejam desenvolvidas atividades que demandam de dados meteorológicos, históricos ou atuais oriundos da estação meteorológica instalada no campus, estes se deparam com uma tarefa árdua, morosa, e às vezes, impossível de ser realizada.
O Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa possui uma estação meteorológica ao qual se encontra registrando as variações climáticas a cada 10 minutos. Atualmente estes dados são registrados pela controladora da estação e eventualmente um aluno bolsista realiza a leitura destas informações e as insere em uma planilha manualmente, e posteriormente efetua o lançamento destas informações em uma planilha eletrônica que fica salva na rede.
Estes dados capturados de forma manual da estação meteorológica são disponibilizados à comunidade acadêmica à medida que são solicitados. Uma série de problemas e dificuldades acabam por acontecer nesse cenário, e com isso as perguntas motivadoras deste projeto vêm à tona: De que forma o desenvolvimento de um sistema automático de captura e socialização dos dados da estação meteorológica pode auxiliar no processo ensino aprendizagem das atividades da comunidade acadêmica do Campus? Qual a melhor forma de disponibilizar estes dados? Qual o impacto desta ferramenta no processo pedagógico do Campus?
Este projeto de pesquisa visa realizar um estudo demonstrando a importância da utilização das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de apoio pedagógico sob a concepção e desenvolvimento de um sistema web de captura dos dados obtidos pela estação meteorológica do Campus Santa Teresa com o propósito de auxiliar as atividades acadêmicas de professores, alunos e pesquisadores dos cursos de Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Curso Superior em Agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa.
Diante das dificuldades identificadas pelos alunos, professores e pesquisadores do campus, surgiu a necessidade de se criar um canal de comunicação entre os equipamentos de medição da estação meteorológica e um sistema ao qual será efetuada a captura automática destes dados, e uma apresentação online destes dados através de dois canais: um sitio web e um aplicativo para utilização através da plataforma mobile.
Com isso, justifica-se este projeto de pesquisa pela necessidade de desenvolvimento de um canal online que além da apresentação, realizará a leitura e atualização dos dados gerados pela estação meteorológica do campus. Possibilitando assim, um estudo do impacto que esta ferramenta terá no processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica.

Presidente - 1739229 - TIAGO BADRE MARINO
Externo ao Programa - 1452626 - ANDREWS JOSE DE LUCENA