Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA PIRES
DATA : 21/05/2019
LOCAL: PPGEA

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA SEGUNDO AS PERCEPÇÕES DOS SEUS SERVIDORES.

Gestão democrática, avaliação institucional, conselhos institucionais

O objetivo principal da presente pesquisa foi caracterizar as concepções e práticas de gestão do IFES-Campus Itapina e os desafios para o possível alcance de uma gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, denominado Campus Itapina, muitas coisas relacionadas a gestão mudaram nos últimos 10 anos, comparados ao que existiam anteriormente. Apesar de possuirmos praticamente a mesma infraestrutura, de lá para cá foram ocorrendo várias transformações que ainda necessitam de mudanças e adequações que demandará muito esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As mudanças mais impactantes que ocorreram com o advento do Instituto nesse período foram: a elevação do número de alunos; o aumento da oferta de cursos em nível técnico, superior e pós-graduação; aumento do quantitativo de docentes; ampliação do horário de funcionamento do Campus para diurno e noturno; aumento das despesas de custeio. No decorrer dessas mudanças muitos problemas surgiram para os gestores do Campus tanto na dimensão pedagógica, quanto na dimensão administrativa. Visando a melhoria da gestão, foi apresentada aos servidores do Campus, pelo atual diretor geral, neste ano de 2018, uma proposta de Implantação do Modelo de Gestão Participativa do Campus Itapina, com a intenção de alinhar e padronizar os processos e procedimentos no âmbito do Campus, além de promover o equilíbrio no alcance da solução das demandas de todos os setores, disseminação de uma cultura mais democrática para aproveitamento de todo o potencial dos servidores e alunos e diminuição de conflitos através da cooperação mútua que satisfaça a todos. Diante desse cenário, a criação da proposta deste projeto de pesquisa visa contribuir com informações que reforçam a importância da participação de todos os servidores na gestão do Campus, e ainda, auxilia na identificação e análise dos principais problemas existentes que interferem para o alcance de melhores resultados, assim como, contribuir com novas concepções informativas para a promoção de novas práticas de gestão democrática a ser implantada. A realização dessa pesquisa também se faz importante neste momento, pois através dela poderemos tentar responder os seguintes questionamentos relacionados aos principais problemas existentes no Campus que comprometem o seu bom funcionamento e a qualidade do ensino, relacionados ao planejamento e definição de prioridades de gastos de forma coletiva, participação dos Colegiados na distribuição do quadro de servidores docentes e técnicos administrativos, distribuição igualitária de carga horária das disciplinas, melhoria das relações interpessoais, maior participação dos servidores nos processos de avaliação e Autoavaliação. Esses questionamentos poderão ser respondidos pelos servidores, a fim de encontrarmos possíveis alternativas que servirão para que o Campus tenha uma gestão de forma integrada e democrática e contribua para oferta de uma formação discente de qualidade, onde o formando possa ser direcionado a sociedade, com capacidade de transformar a realidade do ambiente que esteja inserido.  Outro objetivo pretendido será identificar as principais práticas de gestão existentes no IFES-Campus Itapina, através da análise da concepção de seus servidores docentes e técnicos administrativos, afim de verificar se as mesmas possuem características democráticas e participativas.

Interno - 1715704 - JOSE RICARDO DA SILVA RAMOS
Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA