PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEMERI GONÇALVES TORRES FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSEMERI GONÇALVES TORRES FERNANDES
DATA : 23/05/2019
HORA: 18:00
LOCAL: PPGEA
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DAS VISITAS TÉCNICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFES CAMPUS DE ALEGRE


PALAVRAS-CHAVES:

mercado de trabalho, motivação, avaliação institucional


PÁGINAS: 18
RESUMO:

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos , o profissional em conclusão do Curso Técnico em Agropecuária, “maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio. Realiza colheita e pós-colheita. Realiza trabalhos na área agroindustrial. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. Projeta instalações rurais. Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Planeja e efetua atividades de tratos culturais.”

 Ainda de acordo com o catálogo, esses profissionais poderão atuar em “Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais”.

Para formar o profissional com tais habilidades, a instituição de ensino precisa estabelecer em seus projetos pedagógicos de curso,  metodologias pedagógicas onde o educando possa vivenciar as rotinas e práticas desse universo rural.

Diante da necessidade constante de buscar métodos de trabalho e estratégias de ensino-aprendizagem que desenvolvam o aluno, no campus de Alegre um instrumento pedagógico tradicionalmente utilizado pelos professores é a visita técnica.

“O emprego de Visitas Técnicas parece se constituir como parte de mais uma tentativa histórica de conciliação da esfera escolar com a esfera empresarial, da sala de aula com a oficina”. (LIMA, 2008, p.36).

A utilização da Visita Técnica coopera com os futuros profissionais uma vez que oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos além de conhecer a aplicabilidade desses conhecimentos.

A importância da visita técnica como recurso metodológico de ensino deve ser um potencial na educação profissional. Todos os discentes precisam ter a oportunidade de conhecer e verificar as aulas práticas e o funcionamento nas empresas e no mercado de trabalho, como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula (SANTOS, 2006).

Dentro da realidade de um mundo tão informatizado, em que o aluno tem acesso à informação e aos conteúdos de forma muito rápida, percebe-se que as aulas ministradas apenas na sala de aula tornam-se enfadonhas. Cabe ao professor e a escola proporcionar mecanismos que estimulem o aluno na busca pelo conhecimento. 

Neste contexto, a visita técnica vem complementar o ensino e aprendizagem, dando ao aluno a oportunidade de visualizar os conceitos analisados em sala de aula. É um recurso didático-pedagógico que obtém ótimos resultados educacionais, pois os alunos, além de ouvirem, veem e sentem a prática da organização, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem (MONEZI, 2005). 

Diante desse contexto, é possível levantar o seguinte questionamento: as Visita Técnicas planejadas pelos docentes do Ifes campus de Alegre tem impactado os alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, contribuindo efetivamente no processo de aprendizagem e na relação teoria e prática


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO
Notícia cadastrada em: 23/05/2019 10:03
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1