PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CELIA REJANE CORREA GLORIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CELIA REJANE CORREA GLORIA
DATA : 19/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
TÍTULO:

O Processo de Descarte dos Resíduos Sólidos na Comunidade de Terezina III, no Município de Tabatinga-AM: uma proposta de Educação Ambiental


PALAVRAS-CHAVES:

Natureza, Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada “O Processo de Descarte de Resíduos Sólidos na Comunidade de Terezina III, no Município de Tabatinga-AM: Uma Proposta de Educação Ambiental” foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ-RJ, tendo como objetivo central investigar como se dá o processo de descarte dos resíduos sólidos na comunidade visando à elaboração de uma proposta de Educação Ambiental, que contribua de forma eficaz para a diminuição dos impactos negativos provocados pelo aumento da produção e descarte desses resíduos. Para tal, buscamos demonstrar, através da história da relação homem-natureza, os motivos que levaram ao aumento desenfreado da produção de resíduos e as perspectivas futuras para a humanidade, caso não sejam tomadas medidas que contribuam para a gestão e descarte dos mesmos. Traçamos, ainda, um breve histórico sobre as políticas nacionais voltadas para os resíduos sólidos no âmbito Nacional, Estadual e Municipal e também sobre as bases conceituais e práticas da Educação Ambiental no Brasil. A fim de comprovar a importância do papel da escola na busca de soluções para os problemas ambientais apresentados dentro da localidade em decorrência do aumento da produção desses resíduos, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa para levantamento de dados que pudessem contribuir para a proposição e desenvolvimento de ações pedagógicas participativas de Educação Ambiental que sensibilizem os sujeitos locais para práticas ambientais sustentáveis, onde se utilizou como método de levantamento de dados a aplicação de questionários semiestruturados com 21 moradores da comunidade, 38 discentes e 9 docentes da escola. Realizamos também observações participantes na localidade. Os resultados obtidos nos permitem avaliar que os moradores da localidade são pessoas bastante comprometidas com a melhoria do ambiente em que vivem, participando de ações e projetos voltados à conservação e preservação ambiental. |No âmbito educacional é possível perceber que a escola, ainda de forma tímida, vem buscando desenvolver ações que permitam a melhoria do ambiente escolar em relação ao meio ambiente, o que pode ser observado através dos posicionamentos críticos dos discentes que participaram da pesquisa. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720967 - JORGE LUIZ DE GOES PEREIRA
Interno - 1528697 - BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA
Externo à Instituição - CRISTOVÃO GOMES PLÁCIDO JÚNIOR - IFAM
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 10:55
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