Banca de QUALIFICAÇÃO: EDINILSON DOS ANJOS SILVA

DISCENTE : EDINILSON DOS ANJOS SILVA
DATA : 26/06/2019
LOCAL: PPGEA

DIMENSÕES POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA DO DISTRITO PRAÇA RICA NO MUNICÍPIO DE VILA PAVÃO - ES

Etnomatemática; educação rural; ensino e aprendizagem; dimensão política; dimensão pedagógica.

A etnomatemática tem forte atuação nas questões da educação do campo e rural. Por meio das suas dimensões, ela busca auxiliar em situações que se apresentam a alguns professores, alunos e graduados de Universidades, em questões que envolvem a área rural. Isso ajuda a fortalecer o conhecimento dos conteúdos da matemática escolar e empoderar a agricultura familiar. Iremos trabalhar aqui questões relativas à educação no contexto rural, considerando principalmente, aspectos políticos e educacionais de empoderamento dos estudantes, numa visão d’Ambrosiana e Freireana. Dessa forma, iremos investigar os processos de ensino e aprendizagem da matemática na escola Municipal de Educação Agroecológica Artur Pagung, no município Vila Pavão, no estado do Espírito Santo, na relação com os conhecimentos cotidianos dos trabalhadores rurais, com vistas às dimensões política e pedagógica da etnomatemática.

Presidente - 549.417.927-34 - JOSE ROBERTO LINHARES DE MATTOS - UFF
Interno - 756.340.407-44 - SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS - OUTRO