Banca de DEFESA: VILMA MÁRCIA GONÇALVES OLIVEIRA DUMONT

DISCENTE : VILMA MÁRCIA GONÇALVES OLIVEIRA DUMONT
DATA : 17/06/2019
LOCAL: Anfiteatro B

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

Palavras-chave: Currículo Integrado; Instituto Federal; Curso Técnico em Agropecuária

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o processo de construção do Currículo Integrado do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Assim, o objetivo principal da investigação foi identificar e analisar o processo de desenvolvimento do Currículo do referido curso, entre os anos de 2008 e 2016. Configurou-se como uma pesquisa de base empírica e de caráter predominantemente qualitativo. A escolha do marco temporal citado teve como critério a compreensão de que nesse período, mudanças importantes aconteceram com a criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e pela criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia através da Lei Nº 11.892/98. A produção de dados foi realizada por meio do seguinte percurso metodológico: através da Análise Documental, sendo que os principais documentos utilizados foram: Atas do Colegiado do curso, Projetos Pedagógicos, Atas de Reuniões Pedagógicas, Atas de Reuniões da Coordenação Geral de Ensino Médio e Técnico e Direção de Ensino e documentos de registros do curso. Além desse instrumento também realizou-se entrevistas semiestruturadas com quatro docentes do curso, tendo como critério de seleção de participantes aqueles que ingressaram no Campus antes de 2008. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas. O instrumento de análise dos dados utilizado foi o Paradigma indiciário, proposto por Ginzburg (1989). Acredita-se que foi possível elucidar, através dessa investigação, minúcias das situações que determinaram o currículo do curso entre os anos de 2008 - 2016 e contribuir com análises que sugeriram possíveis alterações no contexto de atuação dessa pesquisadora. Diante da análise dos dados obtidos acredita-se que a construção do currículo do Curso Técnico em Agropecuária do IFMG/SJE permaneceu, no período analisado, com uma dualidade estrutural entre a educação básica e a educação profissional.

Presidente - 1106017 - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Externo ao Programa - 1299571 - MIRIAM MORELLI LIMA
Externo à Instituição - Marcela Tavares de Mello - UFF
Notícia cadastrada em: 10/06/2019 13:32