Banca de QUALIFICAÇÃO: AGDA HELLEN DIAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGDA HELLEN DIAS SILVA
DATA : 25/06/2019
LOCAL: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A INCORPORAÇÃO DE CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR THÊMIS DE ALMEIDA VIEIRA EM VOLTA REDONDA-RJ.

Educação Ambiental. Geografia. Meio ambiente.

O objetivo deste trabalho é discutir as possibilidades de incorporação de conteúdos de Educação Ambiental na disciplina de Geografia no 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Thêmis de Almeida Vieira, que se localiza no município de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro, como forma de proporcionar uma visão multidimensional da questão ambiental. Além de propor algumas atividades de Educação Ambiental que contribuam de forma crítica para a formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que através dela será utilizada dois métodos de investigações: entrevista com os professores de Geografia e aplicação de questionário semiaberto com os discentes da escola pesquisada. Pois em uma pesquisa de nível social, segundo Minayo (2002), a pesquisa qualitativa atende a questões bem íntimas onde serão extraídos conceitos particulares que não podem ser mensurados quantitativamente. Como segunda parte da pesquisa, na escola, ocorrerá oficinas que serão desenvolvidas com os alunos onde, serão levantados os problemas ambientais que ocorrem ao redor da comunidade escolar e suas possíveis soluções, além de levar ao conhecimento dos alunos as áreas de preservação da cidade de Volta Redonda que compõe a pequena parte que ainda resta do bioma mata atlântica. Sabendo que os seres humanos são parte integrante do meio ambiente, onde a Terra encontra-se dentro de um sistema em equilíbrio, a Educação Ambiental vem para preparar os educandos para agirem de maneira consciente com as questões ambientais, de forma a identificar os problemas e estabelecer soluções para os mesmos. Já a disciplina de Geografia, sendo a ciência do espaço, nela são abordados os conceitos do espaço geográfico e sua relação com a sociedade. Por isso, os conteúdos de Educação Ambiental aliados a disciplina de Geografia se tornam relevantes em poder proporcionar uma contextualização para que se possa desenvolver soluções para os problemas ambientais através do viés da interdisciplinaridade.

Presidente - 1720967 - JORGE LUIZ DE GOES PEREIRA
Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 13/06/2019 13:42