Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELE CAMARGO RAMOS

DISCENTE : MARCELE CAMARGO RAMOS
DATA : 27/06/2019
LOCAL: Instituto de Agronomia/PPGEA

POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE RESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERIAS (REUNI) NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Política pública, democratização do ensino superior, planejamento da educação

A Educação voltada para a escolarização é um direito social previsto na Constituição brasileira, sendo imprescindível para a participação de todos no exercício da cidadania e fundamental em um Estado democrático de direito. Políticas educacionais desde a educação básica e suas modalidades, assim como o ensino superior no Brasil sempre foram palco de grandes discussões e disputas. A história social revela que a educação das massas só foi alcançada como um projeto de industrialismo, já que antes do período republicano, a educação escolar com continuação ao ensino médio e superior era inicialmente dirigida a uma pequena parcela da população considerada elites econômicas, o que seria o líder do país. Isso não é novo, uma vez que a distribuição de renda e a desigualdade de acesso à educação básica e ao ensino superior têm notavelmente implicações estruturais de uma base econômica, o que terá repercussões em políticas educacionais tênues que não correspondem às necessidades reais do popular. classes e leis liberais Os republicanos que alegavam garantir a igualdade na educação para todos. Quando Portugal sofreu a invasão da França no início de 1800, a Corte portuguesa veio ao Brasil e iniciou uma série de mudanças nas estruturas administrativa, ministerial, mas também estrutural, de estabelecimentos incluindo justiça, cultura e Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Vila Rica (MG), São Paulo, onde anteriormente eram as capitanias hereditárias mais influentes e tiveram a maior contribuição para a economia da colônia e do império, então a sede do Tribunal em Salvador e depois no Rio de Janeiro. À medida que o Brasil ganha sua autonomia política desde a primeira Constituição até a República, o surgimento do Estado Nação implicou nesses períodos um redimensionamento da organização institucional que atenderia às mudanças sociais e educacionais. É na República que o pensamento positivista liberal associado ao crescimento de uma classe média de homens e mulheres que têm uma força de trabalho livre impressionou as reformas da sociedade brasileira no campo da educação, que em outros países o capitalismo já tinha necessidades de profissionalização e especialização no campo jurídico-científico. Especificamente, o ensino superior se torna nosso centro de atenção no período republicano até o nosso século. Nosso objetivo é focar a atenção na trajetória desse nível de ensino, influências do pensamento científico sobre a criação da universidade em um sistema nacional de ensino associado a projetos de desenvolvimento social e ao Estado nacional. Desta forma, o objeto de estudo deste projeto de pesquisa e um programa de expansão e reestruturação com forte apelo governamental como política educacional voltada para a universalização do acesso universitário, que na época era apoiado por outras políticas governamentais consideradas urgentes a permanência das classes populares ingressando na universidade, quando foram abandonadas as leis da igualdade social. classes populares que entram na universidade, quando foram abandonadas das leis da igualdade social. O projeto tem como objetivo geral analisar o Projeto do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal (REUNI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no período 2007-2017, como política de universalização e democratização do acesso ao ensino superior, fato que se entende ter consolidado com maior expressão no governo Lula. Entre essas políticas, destaca-se o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal (REUNI), preparado para as universidades federais como uma oportunidade de democratizar o acesso e a permanência no ensino superior, rompendo com o caráter elitista das universidades brasileiras. . Seus objetivos específicos são caracterizar a proposta do REUNI, considerando o histórico das políticas públicas voltadas à universalização do acesso e permanência, criando condições para ampliar o acesso e permanência no ensino superior; contextualizar a expansão dos cursos e vagas da REUNI na UFRRJ no período 2007-2017 em nível de graduação, aproveitando melhor a estrutura física e os recursos humanos existentes. A metodologia é qualitativa, baseada em documentos de fontes primárias e secundárias, bem como um estudo de caso da proposta Reuni elaborada e implementada pela UFRRJ.

Presidente - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/06/2019 12:24