Banca de DEFESA: DAMIÃO NOEL ROCHA

DISCENTE : DAMIÃO NOEL ROCHA
DATA : 10/07/2019
LOCAL: PPGEA

PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES): UMA ANÁLISE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA

Programa Nacional de Assistência Estudantil; Políticas Públicas; Implementação.

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa propiciar aos estudantes das instituiçôes federais de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão dos cursos com desempenho acadêmico satisfatório. Este trabalho analisou a metodologia e critérios de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus São João Evangelista, no que se refere às bolsas de cunho socioeconômico e de mérito acadêmico concedidas a estudantes dos cursos superiores, no período de 2016 a 2018, sob o olhar dos profissionais responsáveis pela sua execução e dos beneficiários atendidos. A natureza desta pesquisa é quali-quantitativa. Foram usadas três técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e as respostas da questão discursiva do questionário passaram por uma análise de conteúdo conforme recomendado por Silva e Fossá (2015). As questões objetivas dos questionários foram processadas no software Microsoft Excel e na plataforma Google Form depois quantificados e apresentados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados apontaram que a metodologia de execução adotada pelo IFMG-SJE em seu Programa de Assistência Estudantil (PAE) apresentou pontos falhos que contribuíram para morosidade do processo e consequente atraso no atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade. O IFMG tem concentrado esforços para aprimorar a metodologia de execução do PAE e o principal caminho encontrado para alcançar este objetivo tem sido através da informatização destes processos. Os beneficiários dos PAE do IFMG-SJE se mostraram satisfeitos com a execução deste programa no campus. Entre os pontos a serem otimizados visando melhoria nos serviços prestados aos beneficiários, destacam-se: a participação dos discentes no planejamento do PAE, a demora na seleção de bolsista, o acompanhamento dos bolsistas e a participação dos discentes na avalição do PAE.

Presidente - 1739229 - TIAGO BADRE MARINO
Externo ao Programa - 1832629 - ANDRE SANTOS DA ROCHA
Externo à Instituição - BRUNO SANTOS DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 08:49