Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA SERPA CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA SERPA CORREA
DATA : 27/06/2019
LOCAL: PPGEA

POLÍTICAS DE ATENÇÃO À JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE PARATY: UMA ANÁLISE SOBRE AS REALIDADES SOCIAIS DAS JUVENTUDES.

IDENTIDDADES CULTURAIS, REPRESENTAÇÕES COLETIVAS, JUVENTUDE, DELINQUENCIA E VIOLÊNCIA.

A cidade de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, possui belezas naturais, e preserva um conjunto arquitetônico através de séculos, investe em agendas festivas em nível nacional e internacional o ano todo, também concentra em seu território um fenômeno social relacionado às suas juventudes e a violência. Paraty se tornou uma das 150 cidades do Brasil onde acontecem mais assassinatos causados por armas de fogo, chegando a aparecer no ranking da violência em nível nacional em 48ª lugar, a principal vítima é a juventude, consideraremos nesta pesquisa a categoria juventude dos indivíduos de idade entre 12 a 29 anos, abarcando o início da adolescência ao final do considerado conceito juventude de autores da sociologia da juventude. A delinquência juvenil no município de Paraty não possui visibilidade, e parece ser pouco compreendida pela administração pública. O objetivo desta pesquisa é investigar as políticas públicas da prefeitura de Paraty para as juventudes em relação às demandas juvenis da região, se elas existem, de que forma elas atuam, e se atendem as exigências juvenis. Para compreender as realidades sociais das juventudes paratiense, pretendemos identificar os aspectos dessa categoria em dois bairros escolhidos para campo de pesquisa, um localizado na zona rural e o outro no centro de Paraty. Decidimos construir uma pesquisa qualitativa, usando entrevistas a partir do método cartográfico, visando a possibilidade de identificar de que forma os sujeitos percebem a criminalidade na região. Utilizaremos autores, como: Juarez Dayrell, Pierre Bourdieu, e outros que corroboram com análises sobre o comportamento juvenil nos estudos da área social, individual e coletiva.

Presidente - 1893672 - LUCIENE DE FATIMA ROCINHOLI
Interno - 1808252 - ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 24/06/2019 08:18