PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA GUIMARÃES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORA GUIMARÃES DE ALMEIDA
DATA : 27/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: PPGEA/UFRRJ
TÍTULO:

CAMPO ALEGRE, PRESENTE! FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA UMA ESCOLA DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Educação do Campo; Escolas do Campo; Campo Alegre


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Pretendemos, com esse trabalho, analisar a formação dos educadores que atuam na
Escola Municipalizada Campo Alegre - escola do campo localizada no Bairro Cabuçu,
em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A área de Campo Alegre corresponde a uma das
mais importantes ocupações ocorridas em 1984, no processo de redemocratização e de
retomada das lutas pela terra no Brasil. A escolha do tema vem da necessidade de
evidenciar o assentamento pela sua importância histórica: Campo Alegre foi palco de
diversos conflitos por terras que contribuíram para a formação de diversas lideranças
campesinas e cuja memória atualmente vai se diluindo, inclusive para os educadores
que se encontram atualmente na escola. Naquele contexto de 1984, percebendo a
exigência que emergia da realidade da ocupação, com muitas crianças em idade escolar
fora da escola, três educadoras iniciaram em Campo Alegre atividades dedicadas ao
ensino com as ferramentas da educação popular. Assim, no processo de ocupação de
Campo Alegre foi fundando a escola comunitária e nos dias atuais, denominada Escola
Municipalizada Campo Alegre. Dessa forma, nesse estudo o qual a metodologia é de
abordagem qualitativa, analisaremos dados coletados obtidos em entrevistas feitas com
a participação e professoras e gestão, objetivando saber se os (as) educadores (as) da
Escola Municipal Campo Alegre, tiveram acesso à formação específica para atuar como
educadores do campo antes ou durante seu ingresso nesta escola do campo e quais são
os meios que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu utilizou
para qualificar estes profissionais, se há algum diálogo com os Movimentos Sociais do
Campo e quais os conflitos ideológicos, sociais e políticos que tais educadores travam
no atual panorama político educacional no Brasil, concernente à Educação do Campo e
aos Movimentos Sociais, se é que o fazem. Esperamos evidenciar a importância da
formação docente e contribuir com esse estudo através desse resgate histórico da luta
pela terra em Campo Alegre com a participação de educadoras na construção de escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1528697 - BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA
Interno - 2310577 - MARILIA LOPES DE CAMPOS
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 10:38
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