Banca de DEFESA: RAQUEL ANTUNES DE FREITAS NUNES

DISCENTE : RAQUEL ANTUNES DE FREITAS NUNES
DATA : 03/07/2019
LOCAL: PPGEA

UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA EXTENSIONISTA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFMG CAMPUS GOVERNADOR VALADARES NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES

Extensão; Relação Dialógica; Formação Profissional.

Esta dissertação apresenta a visão dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Curso Superior de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do IFMG campus Governador Valadares sobre a presença da prática extensionista na Instituição e sua contribuição na complementação da formação profissional e humanística deles. A reflexão aqui realizada sobre a prática extensionista está embasada na interação dialógica entre os sujeitos envolvidos nas atividades extensionistas e na sua indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Foi realizada pesquisa qualiquantitativa sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados aplicação de questionário, com perguntas abertas e fechadas, com o coordenador de extensão do campus, com 24 estudantes e 11 professores ligados aos cursos. Foram realizadas também visitas de campo com 3 estudantes do curso Superior de Engenharia Ambiental e Sanitária que estavam desenvolvendo projeto de extensão junto à comunidade local. Os dados revelaram a presença da prática extensionista no campus, sendo desenvolvida por meio de projetos de extensão, minicursos, oficinas, feiras de ciências, seminários de iniciação científica, rodas de conversas, visitas técnicas, eventos e cursos de formação inicial e continuada. As atividades extensionistas do campus exercem função significativa junto aos estudantes visto que vêm contribuindo, para o aprimoramento do conhecimento e formação profissional dos mesmos. Revelaram ainda, que os estudantes precisam ser preparados para lidar com uma prática extensionista baseada na relação dialógica buscando a integração entre comunidade acadêmica e a população ao seu entorno. A instituição precisa avançar em relação à “extensão universitária” , proporcionando a toda comunidade do IFMG momentos de debate e reflexão sobre essa temática em suas variadas formas acadêmicas, realizando o exercício da troca de ideias, posturas e saberes entre seus pares para que todos se beneficiem de sua real finalidade que é o desenvolvimento e aprimoramento integral do conhecimento.

Externo à Instituição - MARCELO SANTOS DE SOUZA - IFRJ
Presidente - 387368 - MONICA APARECIDA DEL RIO BENEVENUTO