Banca de QUALIFICAÇÃO: MARÍLIA CÔRTES DE SOUZA BRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARÍLIA CÔRTES DE SOUZA BRAGA
DATA : 01/07/2019
LOCAL: PPGEA/UFRRJ
Encontro do Campo com a Cidade: caminhos e descaminhos dos alunos oriundos do campo

Educação do campo; identidades; escola

A compreensão do mundo rural e do mundo urbano se dá a partir da singularidade e das relações entre ambos, entendendo suas complementações e suas contradições dentro de uma dinâmica. A Revolução Verde foi um dos principais acontecimentos para que a industrialização chegasse até o campo, em específico aos pequenos agricultores, os quais foram os mais atingidos, pois muitos não conseguiram aderir ao pacote orçamentário proposto pelo novo modelo capitalista, perdendo o pouco que terra que tinham, e tendo como única alternativa o êxodo rural. Nos últimos anos, a presença dos alunos que tem origem no campo estudando em escolas urbanas mostra-se cada vez mais significativa e marcante, seja por falta de escolas em suas localidades de moradia ou por outros motivos mais específicos. Esse fato é, por si só, gerador de cenários, interações e vivências sociais ímpares e que merecem ser estudadas e pesquisadas.  Alunos oriundos das escolas do campo todos os anos ingressam na escola urbana, a partir do sexto ano de escolaridade, com vistas a dar continuidade ao ensino fundamental e mais tarde, a finalização do Ensino Médio, estando imersos num ambiente totalmente urbanizado e formatado, no qual sentem a necessidade de adaptação e, nesse caminho, podem negar-se a si mesmo enquanto sujeitos do campo, assim como os alunos da própria escola também recebem a influência daqueles que estão ingressando.  A presente pesquisa tem caráter qualitativo através do método da história de vida apresentando como objetivo a observação, entrevistas e análise das falas dos atores de acordo com a trajetória escolar campo/cidade relatadas e as construções identidárias ocorridas durante esse processo. Além da pesquisa bibliográfica que se faz relevante para o conhecimento do tema. Desse modo, a pesquisa buscará interpretar o relato de vida dos participantes identificando possíveis influências na construção das identidades durante as interações na escola.

Presidente - 1122299 - AMPARO VILLA CUPOLILLO
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS