Banca de DEFESA: ANDERSON NASCIMENTO OLIVEIRA

DISCENTE : ANDERSON NASCIMENTO OLIVEIRA
DATA : 21/08/2019
LOCAL: Seropédica/PPGEA

PIBID, Início Carreira Docente, Licenciatura em Matemática, Ambiente Escolar.

A presente pesquisa consiste em estudar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tendo em vista que a intenção da pesquisa visa uma interpretação significativa dos processos pelos quais os docentes em início de carreira são submetidos, a abordagem é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas. Como referencial teórico para a pesquisa, buscamos em Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif e Raymon (2010); Wiebusch e Ramos (2012), estudos sobre a formação inicial de professores; e em Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi e Ferreira (2015), pesquisas relacionadas ao PIBID. Além disso, buscamos alinhar as atividades desenvolvidas no PIBID com o trabalho de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e sua equipe em Guiné-Bissau, através de sua obra “Cartas a Guiné-Bissau”, de 1978. Ainda foi realizada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista, da legislação referente ao PIBID, dos Subprojetos do PIBID submetidos à Capes em 2011e 2013, assim como dos relatórios anuais de2011 a 2016. Após análise destes dados e do referencial teórico utilizado, foi elaborado um questionário que foi enviado aos egressos. De posse das respostas destes questionários, foi possível, principalmente, verificar, dentre os egressos, os que participaram das atividades do PIBID e que estão lecionando atualmente. Analisados os dados apresentados pelo questionário, foi realizada uma entrevista com alguns egressos, de forma a aprofundar nos objetivos propostos pela pesquisa. Com a entrevista, foi possível perceber a importância para estes egressos participarem de Programas de Iniciação à Docência, robustecendo suas vivências escolares como docentes em formação.

Interno - 1719162 - LILIANE BARREIRA SANCHEZ
Interno - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA