Banca de DEFESA: DANIEL DE NAZARÉ DE SOUZA MADUREIRA

DISCENTE : DANIEL DE NAZARÉ DE SOUZA MADUREIRA
DATA : 21/08/2019
LOCAL: Seropédica/PPGEA

MARABAIXO E SEUS “LADRÕES”: A HISTÓRIA AFROAMAPAENSE SINTETIZADA NO CANCIONEIRO POPULAR COMO ELEMENTO FOMENTADOR DE ESTUDOS LITERÁRIOS

Identidade Cultural; Amapá; Afroamapaense; Literatura; Discurso.

A expressão cultural é o que há de maior valor para resguardar qualquer forma de expressividade humana. No Amapá, o Marabaixo toma forma como expressão máxima de sua cultura, trazendo na sua essência a história do Estado, registrada na sua mais leal e perfeita autenticidade, a música. Os “ladrões” de Marabaixo, canções produzidas e típicas dessa manifestação cultural, retratam a história e a condição do negro no Amapá como em todo o Brasil na sua construção histórica e social. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar nas novas produções de “ladrões” de Marabaixo, através do Projeto Cantando Marabaixo nas Escolas, possíveis relações identitárias e históricas dos jovens com o seu Estado. O estudo foi realizado com três escolas, através de entrevistas semiestruturada com os alunos, coordenadores e professores participantes do projeto no ano de 2018, como também, foram analisados discursivamente os antigos e novos “ladrões” de Marabaixo de acordo com o seu viés social. Os resultados apontaram que os alunos, em sua maioria, pouco conheciam a relação do Marabaixo com a construção histórica do Amapá e o projeto veio justamente para agregar este conhecimento. Os professores e coordenadores do projeto na escola puderam viabilizar de forma lúdica o aprendizado do aluno. A pesquisa trouxe neste sentido, o encontro do indivíduo com a sua própria história, fazendo, assim, ele refletir sobre a sua condição como ser e o seu papel como ator social ativo.

Interno - 1719162 - LILIANE BARREIRA SANCHEZ
Interno - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA
Externo à Instituição - GIOVANI DO NASCIMENTO - UENF
Notícia cadastrada em: 01/07/2019 12:35