Banca de DEFESA: NATALINA APARECIDA GOMES DA SILVA

DATA : 04/07/2019
LOCAL: Anfiteatro B

NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES ESTUDANTES

Narrativas. Formação. Jovens Trabalhadores. Educação Profissional.

O presente estudo teve como questão investigativa as narrativas sobre as trajetórias de formação dos jovens trabalhadores estudantes, estes frequentadores do curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente, concluintes no primeiro semestre de 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Governador Valadares. Diante disso, o objetivo principal foi conhecer, explicitar e analisar os elementos formativos de tais histórias. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumento de produção de dados um questionário, cujo alvo foi delinear o perfil da turma, de modo a coletar apontamentos sociais sobre os discentes: idade, sexo, motivos que propiciaram o estudo em um curso técnico, quais expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais possuem. Além disso, também utilizamos a entrevista semiestruturada, esta realizada com uma amostra referente aos participantes do referido curso. O roteiro temático foi estruturado de forma a compreender quais foram as experiências vivenciadas e como estas impactaram a formação do público abordado. Os resultados apontam um alunado constituído, majoritariamente, por jovens que compõem faixa etária de 18 e 29 anos, participantes do Programa de Assistência Estudantil – PAE, declarantes da cor da pele como pardos e do gênero feminino, trabalham ou estão à procura dele e, possuem como motivação primordial, a inserção no mundo do trabalho. Além deste aspecto, também constatamos o impacto desta formação profissional na configuração da vida civil dos sujeitos, isto é, formas mais autônomas de existência e auxílio no orçamento familiar. Portanto, trata-se de um desencadeamento educacional e também social visto que interfere na configuração do viver dos indivíduos. Consideramos ainda que o estudo, ora apresentado, está em consonância com as pesquisas realizadas sobre juventudes, é relevante para o seu contexto direto - IFMG/GV - por ser inédito, bem como, contribuí para o aprimoramento de políticas que tratam sobre a temática Educação Profissional.

Presidente - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Externo ao Programa - 2327924 - LUIZA ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - BRUNA MOLISANI FERREIRA ALVES - UERJ
Notícia cadastrada em: 02/07/2019 09:45