Banca de DEFESA: CELSO EULÁLIO DE OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE : CELSO EULÁLIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
DATA : 28/08/2019
LOCAL: PPGEA

A pedagogia da alternância e a construção do conhecimento agroecológico no norte do estado do espírito santo: desafios e possibilidades

Construção do Conhecimento Agroecológico, agroecologia, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Raceffaes

O surgimento e avanço do agronegócio sobre o Norte do estado do Espírito Santo provocou profundas transformações ambientais, sociais, políticas e econômicas no território capixaba. Essas contradições provocaram a organização de diversas pessoas que por meio de iniciativas individuais e coletivas, através de organizações, movimentos sociais e profissionais, buscaram alternativas para contrapor esse sistema.  Nesse sentido, o movimento que inicia com base nas agriculturas alternativas, principalmente na década de 80 do século passado, avança para a agroecologia no final de 1990 e, desde então, ela vem se despontando como uma possibilidade para superação do sistema hegemônico, amplamente instalado no ambiente. Os Centros Familiares de Formação em Alternância (Ceffa) têm sido um importante parceiro dos camponeses, contribuindo historicamente com suas lutas, e sendo importante formador de lideranças e praticantes da agroecologia, haja visto que grande parte desses, em algum momento de sua vida estabeleceu algum tipo de relação com essas escolas. Contudo, nos últimos anos, alguns questionamentos tem aparecido sobre a efetiva contribuição das escolas de ensino médio que ofertam o curso técnico em agropecuária, na construção do conhecimento agroecológico. Dessa forma, com o presente estudo, buscamos aprofundar essas questões, procurando investigar a relação existente entre essas escolas e a construção do conhecimento agroecológico. Para isso, nos apoiamos nos pressupostos da pesquisa ação, que possibilitou uma pesquisa participativa, envolvendo através da Raceffaes, os representantes das famílias e dos educadores e educadoras dos Ceffas`s e, por meio da ACA, com as organizações sociais do campo que se relacionam com a agroecologia. Os resultados alcançados demostram que os Ceffa’s nem sempre possuíram uma proposta alternativa em relação à agricultura, mas que sempre estiveram comprometidos com as causas camponesas e com o desenvolvimento humano. A partir de seu envolvimento com a agricultura alternativa, principalmente com a agricultura entre os anos de 1980 a até meados dos anos 1990 e, depois com a agroecologia ao final dos a partir de então, as escolas pesquisadas, apesar do desafios enfrenados na dimensão política e pedagógica, estão buscando fortalecer sua práxis agroecológica, fortalecendo a sua construção nos territórios onde estão inseridas e contribuindo para a superação do capitalismo.

Presidente - 1054069 - IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO
Interno - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS