Banca de DEFESA: KELY MEIRY DAMASCENO

DISCENTE : KELY MEIRY DAMASCENO
DATA : 26/08/2019
LOCAL: PPGEA

Política de Assistência Estudantil; Permanência; Educação Técnica e Tecnológica.

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do Programa de Assistência Estudantil (PAE) para permanência dos estudantes do curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG-SJE, considerando as turmas que ingressaram nos anos de 2013 e 2014, por ação afirmativa no curso Técnico Integrado em Agropecuária.  Como objetivos específicos buscou determinar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes ingressantes por meio do Programa de Ações Afirmativas - PAA, no período analisado: comparar o índice de permanência no período regular (3 anos) dos estudantes que ingressaram nos anos de 2013 e 2014 por meio do PAA com e sem apoio do PAE; identificar as contribuições de PAA e de PAA mais PAE na taxa de sucesso dos egressos do Curso, provenientes das turmas dos anos de 2013 e 2014 que concluíram em 2015 e 2016, respectivamente. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, para contemplar a análise e identificação das contribuições do PAE para permanência dos estudantes no período delimitado. Foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa que permitiram, após a a análise dos dados coletados, dentre as várias reflexões suscitadas, reafirmar a importância do Programa de Assistência Estudantil para a permanência dos estudantes ingressantes por ações afirmativas, embora elas não sejam as únicas responsáveis, indicando a necessidade de novas pesquisas que possam apontar outras ações a serem desenvolvidas para assegurar maior sucesso na formação dos estudantes.

Presidente - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 1122299 - AMPARO VILLA CUPOLILLO