PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSIANA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIANA DE SOUSA
DATA : 05/08/2019
HORA: 13:00
LOCAL: PPGEA UFRRJ
TÍTULO:

Ensino Médio Integrado: Reflexões e Possibilidades no contexto da Matemática no Curso Técnico em Agropecuária do IFMG-SJE


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática, Integração Curricular, Educação Agrícola.

 


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta pesquisa buscou identificar se a Matemática pode se configurar como área propulsora para a efetivação da integração curricular no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG/Campus São João Evangelista. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais, além da coleta de dados por meio da aplicação de questionários e entrevistas com intuito de analisar a compreensão dos discentes, docentes e gestores da intuição quanto à possibilidade da Matemática na promoção da integração curricular. Também se buscou identificar as principais razões que desafiam a efetiva implementação da integração da Matemática no CTIA. Com os questionários e entrevistas se evidenciou a necessidade da aprendizagem da Matemática de maneira integrada, pois esta ciência está interligada a diversas disciplinas da formação profissional. Um levantamento de tópicos/conteúdos matemáticos no âmbito do Curso Técnico Integrado em Agropecuária que subsidiam uma proposta de integração curricular foi realizado; e juntamente com as formas de inserção destes conteúdos, serão tidos como sugestão para o desenvolvimento do CTIA de maneira integrado. Concluiu-se que a Matemática pode se tornar motivadora na integração curricular do CTIA, visto que o contexto do curso se desenvolve em um campo que necessita constantemente utilizar a Matemática. Contudo, diante das dificuldades dos discentes nesta ciência e dos docentes em trabalhar a integração, cabe ressaltar que existe a necessidade de se preparar os discentes e docentes para que a integração seja realizada efetivamente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Interno - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME
Externo à Instituição - JOICE APARECIDA REZENDE VILELA
Notícia cadastrada em: 16/07/2019 09:58
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1