Ensino Médio Integrado: Reflexões e Possibilidades no contexto da Matemática no Curso Técnico em Agropecuária do IFMG-SJE
Matemática, Integração Curricular, Educação Agrícola.
Esta pesquisa buscou identificar se a Matemática pode se configurar como área propulsora para a efetivação da integração curricular no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG/Campus São João Evangelista. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais, além da coleta de dados por meio da aplicação de questionários e entrevistas com intuito de analisar a compreensão dos discentes, docentes e gestores da intuição quanto à possibilidade da Matemática na promoção da integração curricular. Também se buscou identificar as principais razões que desafiam a efetiva implementação da integração da Matemática no CTIA. Com os questionários e entrevistas se evidenciou a necessidade da aprendizagem da Matemática de maneira integrada, pois esta ciência está interligada a diversas disciplinas da formação profissional. Um levantamento de tópicos/conteúdos matemáticos no âmbito do Curso Técnico Integrado em Agropecuária que subsidiam uma proposta de integração curricular foi realizado; e juntamente com as formas de inserção destes conteúdos, serão tidos como sugestão para o desenvolvimento do CTIA de maneira integrado. Concluiu-se que a Matemática pode se tornar motivadora na integração curricular do CTIA, visto que o contexto do curso se desenvolve em um campo que necessita constantemente utilizar a Matemática. Contudo, diante das dificuldades dos discentes nesta ciência e dos docentes em trabalhar a integração, cabe ressaltar que existe a necessidade de se preparar os discentes e docentes para que a integração seja realizada efetivamente.