Banca de DEFESA: PAULO SERGIO PEREIRA

DISCENTE : PAULO SERGIO PEREIRA
DATA : 27/08/2019
LOCAL: PPGEA

A TRAJETÓRIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR DE ESTUDANTES COTISTAS DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA–MG

Egressos, Cotistas, Trajetória, Desempenho

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) sendo o público alvo, os estudantes do curso Bacharelado em Agronomia do IFMG/SJE ingressantes em 2013 por meio de cotas, Lei n° 12.711 de 2012, que concluíram o curso até 31/08/2018, cuja população de 40 ingressantes e amostra de 13 concluintes. Com o objetivo de analisar a trajetória dos egressos cotistas do curso de Agronomia do IFMG/SJE no período 2013 a 2018-1, caracterizar o perfil dos estudantes, descrever a trajetória de formação e o desempenho acadêmico e as expectativas de inserção no mundo do trabalho desses egressos cotistas. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizou também uma abordagem quantitativa.  As técnicas de coletas de dados e análise dos mesmos foram investigadas com base: Leis, Decretos-Leis, Resoluções, editais e documentos do registro escolar dos alunos nos diversos setores. Utilizou-se ainda um questionário misto para levantar dados da realidade. Realizou-se uma descrição, análise, discussão e interpretação dos dados. A pesquisa concluiu que os discentes cotistas que fizeram parte deste estudo, demonstraram superação e conquistaram o diploma, apresentando um bom desempenho no curso.

Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interno - 1032974 - LIZ DENIZE CARVALHO PAIVA